Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos em operação nacional

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 80 quilos de géneros alimentícios e 69 peças de vestuário contrafeito, no valor total de 19.000 euros, numa operação nacional que terminou hoje de madrugada.

ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos em operação nacional
Notícias ao Minuto

13:37 - 22/03/19 por Lusa

País Fiscalização

O balanço da ASAE indica que na operação, que envolveu mais de 160 inspetores em 60 postos de controlo de Norte a Sul do país, foi ainda detida uma pessoa e instaurados dois processos crime, por abate clandestino e circulação de artigos de vestuário contrafeito.

Foram também instaurados 39 processos de contraordenação, sobretudo por transporte irregular de vinhos ou produtos vitivinícolas, o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a ausência ou irregularidades na rotulagem de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico obrigatório, de número de controlo veterinário e de requisitos no transporte de pescado, assim como a temperatura não regulamentar a que os produtos eram transportados.

No âmbito desta operação, que começou na noite de quarta-feira e terminou às 02:00 de hoje, "foram ainda objeto de perícia por parte dos veterinários da ASAE cerca de 80 toneladas de produtos cárneos e de pescado" e apreendidos sete registadores de temperatura.

A operação teve por objetivo verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças.

Os inspetores da ASAE verificaram durante esta operação as condições higiossanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento.

"Paralelamente, foram verificadas, igualmente, as mercadorias em trânsito de bens não alimentares, e a sua conformidade com a regulamentação aplicável, de âmbito económico", acrescenta a ASAE, em comunicado.

Durante a ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, foram fiscalizados 2.190 operadores económicos, tendo sido controlados produtos cárneos, pescado, fruta e hortícolas, pão, têxteis e calçado, produtos para uso no setor da construção e artigos para o lar, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório