Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dá meio milhão de euros a Moçambique

A Santa Casa da Misericórdia vai dar 500 mil euros a Moçambique, para apoiar as vítimas do ciclone Idai que já provocou pelo menos 242 mortos no país, disse à Lusa fonte da instituição.

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dá meio milhão de euros a Moçambique
Notícias ao Minuto

11:38 - 22/03/19 por Lusa

País Idai

"A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai avançar com um apoio de 500 mil euros para ajudar o povo moçambicano nesta hora tão difícil, estando neste momento a trabalhar com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e com a Embaixada de Portugal em Maputo a melhor forma de efetivar essa ajuda financeira", afirmou a mesma fonte.

De acordo com números divulgados esta quinta-feira em Genebra, Suíça, pelo PAM, agência das Nações Unidas, a passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Maláui atingiu, pelo menos, 2,8 milhões de pessoas.

O número de mortos confirmados na sequência do ciclone Idai subiu já esta sexta-feira para mais de 280 mortos em Moçambique. 

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, decretou o estado de emergência nacional na terça-feira e disse que 350 mil pessoas "estão em situação de risco".

Moçambique cumpre hoje o segundo de três dias de luto nacional.

A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da "pior crise" do género em Moçambique.

O Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na noite de 14 de março, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório