Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Conan Osiris à volta do mundo. As melhores reações no YouTube. "Wow"

'Telemóveis', de Conan Osiris, é a candidata portuguesa à Eurovisão.

Conan Osiris à volta do mundo. As melhores reações no YouTube. "Wow"
Notícias ao Minuto

13:41 - 20/03/19 por Pedro Filipe Pina

Cultura Eurovisão

Depois de durante alguns anos a atenção de Portugal pela Eurovisão ter 'adormecido', os anos mais recentes mostram um amor renovado.

'Amar pelos dois', de Luísa e Salvador Sobral, terá muito a ver com o reatar desta 'relação'.

A música portuguesa foi a surpresa vencedora que permitiu a Portugal a primeira vitória na sua história, em décadas de Eurovisão.

A vitória de Salvador Sobral trouxe a Eurovisão até Portugal em 2018, como país organizador. 'O Jardim', de Isaura e Cláudia Pascoal ficou em último na final mas, um ano depois, há novo português em destaque.

Depois de ter sido assunto durante vários dias entre nós, 'Telemóveis', de Conan Osiris, foi a escolhida para representar Portugal.

No mundo de Conan Osiris há trabalho cénico e um dançarino que chama a atenção, há também misturas invulgares, com a eletrónica, um pouco de fado, a música cigana, a música de Bollywood e tanto mais a mesclarem-se numa canção que, goste-se ou não, está a deixar pouca gente indiferente.

Lá fora, Conan Osiris já entrou no top 10 de candidatos nas apostas para a Eurovisão. Mas é no YouTube que encontramos alguns curiosos exemplos desta música, cantada em português, para o mundo inteiro.

No YouTube foram vários os utilizadores que se aventuraram em 'reaction videos' - vídeos de reação. O truque é simples: estes utilizadores estreiam-se a ouvir uma música enquanto se filmam, para captar as reações mais genuínas. Há "wow" genuíno de alguns, outros dedicam-se a tentativas de adivinhar o que está Conan Osiris, musicalmente, a fazer. Há também quem fique só estupefacto, como um casal coreano, que, desconfiado, lá chega à conclusão que a vestimenta do Conan Osiris não deve ser um traje típico português.

Siga por aí abaixo e descubra algumas das melhores reações no YouTube a Conan Osiris.

Da Croácia chega-nos a reação de Elizabeta Jurašković, que se apaixonou pela canção. "O ritmo", elogia ela, pouco antes de ficar boquiaberta com um certo passo de dança. "Tão fixe".

Se a música é uma linguagem universal, Shady Shae parece comprová-lo. Este youtuber não conseguiu acabar de ver o vídeo sentado e passou boa parte do tempo a dançar. Por volta dos dois minutos está ainda sentado, com ar intrigado, a falar da ambiência 'ritualística' da música. Depois a música sobe de ritmo, e lá vai ele, de mãos na cabeça, a dançar.

Da Coreia chega-nos um casal que pouco fala ao longo do vídeo, surpreendido que está com o que se passa. Para além de chegarem à conclusão de que a vestimenta dos artistas não é traje típico, há um novo ar intrigado quando percebem o que quer dizer 'Telemóveis'. Significados simbólicos? O Conan Osiris é que sabe.

Já o Ruben Reacts (nome de youtuber), que vem de França, diz-nos que já tinha gostado da participação lusa de há três anos (é de Salvador Sobral que fala). Neste vídeo, vemos que já ficou fã: Conan Osiris canta e dança bem, diz-nos. Mas mais engraçado é o momento em que, com a música ainda nos primeiros momentos, Ruben está a dissertar sobre combinações entre fado e modernidade, po  entre vários "wow" de ouvinte surpreendido.

ParalimniVoice é uma página no YouTube que, por esta altura do ano, conta exclusivamente com vídeos de reação à Eurovisão (só o de Conan Osiris já tem perto de 40 mil visualizações). "Será fado", questiona-se, pouco antes de começar a dançar sentado, por entre sons de estupefação. "Oh my god".

Para fechar, partilhamos uma reação em português, com sotaque do lado de lá do Atlântico. "O que é que é isso, uma colher?", pergunta-se perante as primeiras imagens do artista português. Mais à frente: "parece as mãos Eduardo Mãos de Tesoura". Lembra um certo "primeiro estranha-se, depois entranha-se", de Fernando Pessoa. É que após a primeira estranheza lá chega a sentença de também esta youtuber: "Que legal!".

O festival da Eurovisão decorre em maio em Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório