Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lar em Matosinhos limita acesso de "pessoas conflituosas" ao refeitório

O Lar de Sant´Ana, em Matosinhos, limitou o acesso de "pessoas mais conflituosas" ao refeitório social, depois de se registarem desacatos entre utentes, disse hoje à Lusa um dos administradores António Correia Pinto.

Lar em Matosinhos limita acesso de "pessoas conflituosas" ao refeitório
Notícias ao Minuto

19:39 - 19/03/19 por Lusa

País Sant´Ana

António Correia Pinto contou que há três meses que se têm verificado situações de violência entre utentes, o que já motivou várias queixas às autoridades, tendo no passado domingo essas resultado em danos nos equipamentos e instalações, obrigando a esta tomada de posição.

Apesar de os desacatos ocorrerem entre utentes, o responsável contou que já se registaram situações pontuais de tentativas de agressão contra os voluntários do refeitório social.

Para já, a instituição decidiu limitar o acesso de determinadas pessoas e, caso não resulte, em última hipótese pondera "suspender temporariamente" os serviços.

Questionado sobre o porquê destes desacatos, António Correia Pinto afirmou estar relacionada com uma "nova realidade", nomeadamente a frequência de pessoas mais jovens e com diferentes dependências e que, fruto disso, se tornam por vezes mais agressivas.

Além disso, explicou, são pessoas a quem é complicado impor regras.

O refeitório/cantina social é uma resposta social do Lar de Sant'ana, existente na instituição desde a sua fundação, há mais de 80 anos, gerida por uma comunidade de religiosas.

Este equipamento, o único existente no concelho de Matosinhos, tem um espaço de refeição para quarenta utentes e dois balneários (um masculino e um feminino) para a realização da higiene pessoal, prestando serviços de alimentação todos os dias, de higiene pessoal e de tratamento de roupas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório