Meteorologia

  • 23 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 13º

Edição

Cascais distingue Papa Francisco como cidadão honorário do município

O Papa Francisco vai receber na quinta-feira a chave da vila de Cascais, durante uma audiência no Vaticano (Roma) que marcará também a abertura da sede da Fundação Scholas Occurrentes em Portugal, segundo um despacho do presidente da autarquia.

Cascais distingue Papa Francisco como cidadão honorário do município
Notícias ao Minuto

17:15 - 19/03/19 por Lusa

País Decisão

De acordo com o despacho do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a atribuição da distinção de cidadão honorário do município tem em consideração o "trabalho desenvolvido pela fundação Scholas Occurrentes", que envolve milhares de jovens de todo o mundo e de todas as religiões, e também o facto de, em 2022, Lisboa ser a cidade que irá acolher as Jornadas Mundiais da Juventude.

"Quinta-feira nunca seria um dia como os outros porque teremos uma mensagem do Santo Padre em direto para os cascalenses por ocasião da abertura da sede das Scholas Occurrentes. Mas agora, ao ser parte da nossa família maior, quinta-feira passa a ser um dia para a história da nossa comunidade", assinala Carlos Carreiras (PSD), num comunicado enviado à agência Lusa.

Para o autarca, o papa Francisco é um "líder que ultrapassa fronteiras políticas, sociais e religiosas" e uma das mais importantes vozes "na denuncia do capitalismo selvagem, da cultura do vazio e da gratificação instantânea" e um "ativista na defesa da sustentabilidade ambiental e nos direitos dos mais frágeis, sobretudo dos jovens".

Carlos Carreiras acrescenta ainda que o papa Francisco "personifica, à escala global, valores partilhados por Cascais: bondade, humanidade e universalismo".

O vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz entregará ao papa Francisco a chave da vila em prata e um diploma durante uma audiência privada no Vaticano (Roma), que terá transmissão em direto para a Escola Conde Ferreira, em Cascais, que foi cedida à Fundação Scholas Occurrentes para sediar a sua atividade em Portugal.

A Scolas Occurrentes, fundada em agosto de 2013, envolve atualmente quase 450 mil escolas e redes de ensino, estando presente em 190 países. Desde a sua fundação, tem vindo a estabelecer sedes em países dos vários continentes e esta será a primeira em Portugal.

De acordo com o despacho de atribuição da distinção de cidadão honorário do município, este será submetido a ratificação na próxima reunião de câmara.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório