Meteorologia

  • 24 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

Guinness certifica o astrolábio mais antigo do mundo e é português

Astrolábio da linha 'Sodré' terá sido fabricado entre 1496 e 1501 e terá afundado com a nau Esmeralda, em 1503. É uma peça rara, existindo apenas 104 exemplares.

Guinness certifica o astrolábio mais antigo do mundo e é português
Notícias ao Minuto

16:15 - 19/03/19 por Notícias Ao Minuto 

País Recorde

O Guinness World Records certificou, “de forma independente”, o astrolábio mais antigo do mundo e é português. Trata-se do artefacto recuperado dos destroços de uma nau da armada portuguesa, junto à costa de Omã, no fundo do Mar Arábico.

O astrolábio terá servido a sua função de orientação durante a segunda viagem de Vasco da Gama à Índia entre 1502 e 1503, segundo indica o ABC.

Os especialistas acreditam que afundou no naufrágio do navio Esmeralda, em 1503.

Recuperado em 2016, o instrumento tem o nome de 'Sodré' e terá sido fabricado entre 1496 e 1501. Pesa 344 gramas, mede 175 milímetros, exibe o brasão real português e é raro, pois existem apenas 104 exemplares criados naquele estilo.

Sublinhando que o livro de recordes do Guinness não é uma certificação propriamente científica, a publicação espanhola recorda que também foi encontrado no mesmo local, proveniente da mesma nau, um sino datado de 1498.

Em baixo, pode ver um vídeo da recuperação do astrolábio pela equipa britânica:

Não obstante a certificação do Guinness, o instrumento de orientação foi autenticado num artigo assinado por arqueólogos britânicos e publicado na prestigiada revista International Journal of Nautical Archaeology (IJNA), da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório