Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Arcos de Valdevez cria zona para observação de astros

A Porta do Mezio, que dá acesso à entrada no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) através de Arcos de Valdevez, vai ter uma zona específica para observação de astros, foi hoje anunciado.

Arcos de Valdevez cria zona para observação de astros
Notícias ao Minuto

12:34 - 18/03/19 por Lusa

País Peneda-Gerês

Denominada de 'Dark Sky Reserve' (DSR) e representando um investimento de 150 mil euros, esta zona deverá estar operacional até ao final do ano.

"Será a primeiro sítio do país a obter a certificação internacional para dispor de uma zona de observação de astronomia. O pedido de certificação será enviado até final do primeiro semestre para a Internacional Dark Sky Association, nos Estados Unidos. Até final do ano o observatório estará a funcionar", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.

João Manuel Esteves explicou que o investimento de 150 mil euros resulta da aprovação da candidatura 'Local Dark Sky', financiada pelo programa Norte 2020.

"Encontramos aqui outro produto ligado ao turismo astronómico e científico que queremos potenciar", sublinhou João Manuel Esteves, adiantando que o montante previsto na candidatura será aplicado na certificação, na identificação da DSR, na aquisição de material para a observação astronómica e em ações de promoção da nova aposta.

Situada a 13 quilómetros da vila de Arcos de Valdevez e a seis da vila do Soajo, a Porta do Mezio é uma das cinco entradas existentes no PNPG.

As portas são estruturas de receção ao visitante, localizadas nas principais entradas daquela área protegida.

"Neste momento, encontram-se concluídas as fases de estudo global de requisitos da certificação, levantamento do nível de cumprimento de requisitos LDS no território do PNPG, seleção de locais de elevado potencial e auditoria técnica dos mesmos", explicou o autarca social-democrata, que é também presidente da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), criada em 2000 para promover o desenvolvimento local daquele concelho.

A criação desta DSR "visa promover o ecoturismo e a proteção de 'habitats' noturnos, ideais para a astronomia profissional ou amadora, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso".

As DSR "são territórios de tamanho considerável, que possuem uma qualidade excecional de noites estreladas e um ambiente noturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional ou cultural".

"Atualmente, as populações citadinas raramente têm a oportunidade de observar a galáxia devido ao aumento da poluição luminosa. Graças a este projeto, passará a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia", especifica.

Segundo a autarquia, a Porta do Mezio já promove "eventos de 'trekking' noturno com orientação pelas estrelas, a observação de corpos celestes através de telescópios e ainda atividades de fotografia noturna e astrofotografia".

Com este projeto "será possível aumentar e diversificar a oferta e proporcionar experiências disruptivas a todos os que participem nestas iniciativas, permitindo um contacto mais próximo com o universo e a exploração do território de uma forma inovadora e aliciante".

A implementação desta DSR "irá contribuir ainda para a captação de novos segmentos do mercado de turismo na natureza e a promoção da região a nível nacional e internacional".

O PNPG foi criado em 1971 e é a única área protegida no país com a classificação de parque nacional.

Com uma área de mais de 69 mil hectares, conta com "uma diversidade biológica destacada, uma riqueza específica elevada e um número significativo de espécies endémicas".

Constitui, juntamente com o Parque Natural da Baixa Limia/ Serra do Xurés, na Galiza, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, em conjunto com esse Parque natural espanhol, integra, desde 2009, a Reserva Mundial da Biosfera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório