Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Baleia anã e tubarão-frade avistados na costa algarvia

Animais com cerca de sete metros foram avistados, este fim de semana, em locais distintos na costa do Algarve.

Baleia anã e tubarão-frade avistados na costa algarvia
Notícias ao Minuto

11:05 - 18/03/19 por Notícias Ao Minuto

País Ambiente

Foi um fim de semana de sorte para os amantes de animais marinhos.

No sábado, e em sítios diferentes da costa algarvia, foram avistados uma baleia anã de sete metros e um tubarão-frade, também do mesmo comprimento.

A baleia anã foi avistada durante um passeio de barco da empresa X- Ride, no sábado, ao largo do farol de Alfanzina, junto a Carvoeiro.

O momento foi registado em vídeo e partilhado nas redes sociais. 

Já o tubarão-frade foi observado junto à ilha do Farol, em Faro. Trata-se do segundo maior peixe do Mundo, depois do tubarão-baleia.

Saliente-se que um estudo publicado em 2017 revelou que alguns dos tubarões-frade que vivem durante a maior parte do ano em águas das ilhas britânicas passam o inverno ao largo de Portugal.

O tubarão-frade ('Cetorhinus maximus'), que pode atingir 10 metros de comprimento, é a segunda maior espécie de peixe existente nos oceanos, a seguir ao tubarão-baleia ('Rhincodon typus'), que pode atingir os 15 metros. Apesar do tamanho, ambas as espécies alimentam-se essencialmente de plâncton.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica globalmente os tubarões-frade como espécie "vulnerável", mas a população do Atlântico nordeste está oficialmente classificada como "em perigo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório