Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Concelho de São Brás de Alportel com risco "muito elevado" de incêndio

O concelho de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, está hoje com risco "muito elevado" de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Concelho de São Brás de Alportel com risco "muito elevado" de incêndio
Notícias ao Minuto

08:25 - 17/03/19 por Lusa

País Algarve

O IPMA colocou ainda, no distrito de Faro, os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Loulé sob risco "elevado" de incêndio.

Vários concelhos do distrito de Faro e alguns concelhos de Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e o concelho de Vendas Novas, em Évora, apresentam risco "moderado" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de "reduzido" a "máximo", sendo o "elevado" o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões Norte e Centro céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até início da tarde, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do final da tarde.

As previsões apontam também para períodos de chuva fraca até meio da tarde, começando no Minho a partir do início da manhã e estendendo-se às restantes regiões, sendo pouco frequente a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando forte na serra da Estrela, rodando para o quadrante norte a partir da tarde e tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/h).

Para a região Sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado na costa sul do Algarve.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente de sudoeste durante a tarde na costa sul do Algarve, e moderado a forte no litoral oeste e nas terras altasem especial a partir do meio da tarde, por vezes com rajadas até 50 km/h.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 23 graus celsius em Faro, 19 em Santarém, 18 em Lisboa e Sagres, 16 no Porto, 15 em Viana do Castelo, 14 em Bragança, e 11 na Guarda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório