Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Associação 25 de Abril apoia greve climática “por um Planeta melhor”

A Associação 25 de Abril apoia a greve climática estudantil marcada para esta sexta-feira, dia 15, e compara os valores dos jovens de hoje aos valores dos que, na altura também jovens, fizeram parte da Revolução dos Cravos.

Associação 25 de Abril apoia greve climática “por um Planeta melhor”
Notícias ao Minuto

18:03 - 14/03/19 por Melissa Lopes

País Clima

A Associação 25 de Abril apoia a greve climática estudantil marcada para esta sexta-feira, dia 15, em muitas cidades do país mas também por todo o mundo, na sequência do movimento #SchoolStrike4Climate, inspirado em Greta Thunberg.

A associação presidida por Vasco Lourenço apoia publicamente esta iniciativa cívica por considerar que "as alterações climáticas e a procura de acções e soluções para as combater são um tema da maior importância e urgência nos dias que correm”, justifica num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, alertando que a consciencialização para o combate às alterações climáticas tem de começar a ser feita hoje, “por todos e por cada um”.

O que inclui governos, empresas, instituições, escolas, famílias e “cada um de nós”. “Somos responsáveis pela viragem de que o planeta precisa para poder continuar a ser a casa da biodiversidade natural e da grande aventura humana, como hoje as conhecemos”, frisa. 

Vasco Lourenço saúda o facto de pessoas em idade “tão jovem” fazerem desta a sua causa, “informando-se, saindo para a rua para exigir transformações, fazendo ouvir alto e por todo o mundo em simultâneo a sua voz”, e traça uma comparação entre os valores do 25 de Abril e os dos jovens que participam nesta iniciativa.

Recordando que se comemoram este ano o 45.º aniversário da Revolução dos Cravos - “um acto de sublevação levado a cabo por jovens que procuravam também eles a construção de um mundo melhor para si e para as gerações que se lhes seguiriam” -, a associação sublinha que os valores que uniam esses jovens em 1974 (liberdade, democracia, participação cívica, direito de falar, de decidir e de ser ouvido) “continuam a ser os valores que atravessam gerações, que são dos jovens de ontem, de hoje e do futuro". 

“A Associação 25 de Abril estará sempre onde estão os valores de Abril, e os sonhos dos jovens de cada geração em deixar atrás de si um mundo melhor do que aquele que encontraram”, pode ler-se no comunicado, que termina afirmando: “Apoiamos a luta por um Planeta melhor, por um Mundo melhor, por uma Humanidade melhor”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório