Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Veículos de 'carsharing' vão ter dístico autocolante

Os veículos alugados para uso partilhado vão usar um dístico de fundo branco com um aro azul e três esferas, de cores vermelho, verde e amarelo, segundo uma deliberação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes hoje publicada.

Veículos de 'carsharing' vão ter dístico autocolante
Notícias ao Minuto

11:38 - 14/03/19 por Lusa

Economia Diploma

"Os veículos afetos à atividade de 'sharing' têm de ostentar um dístico de forma visível, sendo colados na viatura de forma inamovível (em papel autocolante) e apresentar-se em adequadas condições de conservação", lê-se na deliberação hoje publicada em Diário da República.

Esta decisão do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tomada no final de janeiro e hoje publicada, concretiza o disposto num decreto-lei de junho do ano passado que alterou o regime do acesso e exercício das atividades de aluguer e partilha de veículos de passageiros sem condutor e que limitou a 12 horas e a 100 quilómetros (km) a atividade de partilha de automóvel ('carsharing') e bicicleta ('bikesharing').

Esse diploma alterou a legislação de 2012 sobre a atividade de aluguer de veículos de passageiros sem condutor, conhecida por 'rent-a-car', passando a incluir outro tipo de contrato de locação de veículos: o regime de partilha de veículos, conhecido por 'sharing'.

Este novo modelo de negócio permite a utilização pública, durante períodos de curta duração, de veículos de passageiros, com ou sem motor, uma nova solução de transporte urbano de curta distância.

O diploma definiu que esses períodos de curta duração e de curta distância não poderiam exceder 12 horas, até que o veículo fosse libertado para uso por outro cliente, e que nesse período o veículo não poderia percorrer mais do que 100 km.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório