Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Ministra da Justiça dá aula aberta em festival literário no Algarve

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai dar uma aula aberta à população na abertura do 4.º Festival Literário Internacional de Querença (FLIQ), que decorre naquela aldeia do concelho de Loulé em maio, foi hoje anunciado.

Ministra da Justiça dá aula aberta em festival literário no Algarve
Notícias ao Minuto

16:56 - 08/03/19 por Lusa

País Francisca Van Dunem

Em comunicado, a organização do festival adianta que a apresentação da aula livre assinala os 30 anos da iniciativa "Estudos Gerais Livres" (EGL), promovida pelo filósofo Agostinho da Silva e pelo antropólogo Manuel Viegas Guerreiro, patrono da fundação com o mesmo nome que organiza o festival.

O festival, que decorre entre 03 e 05 de maio, decorre este ano sob o tema "Literatura e Geografia(s)", homenageando o escritor, ensaísta e professor algarvio Nuno Júdice, vencedor do Prémio Rainha Sofia de poesia ibero-americana pela sua obra poética, em 2013.

A aula aberta da magistrada e atual ministra da Justiça será precedida de uma contextualização por parte do diretor do Centro de Estudos Judiciários, João Miguel, natural de Querença.

A primeira aula dos EGL foi ministrada por Agostinho da Silva a 03 de maio de 1989, no Museu Nacional de Arte Artiga, com a presença, entre outras personalidades, do Presidente da República da altura, Mário Soares.

Os EGL foram criados por Manuel Viegas Guerreiro, em conjunto com o professor e amigo Agostinho da Silva, "com o intuito de levar o conhecimento e a discussão de temas à população em geral", lê-se no comunicado hoje divulgado.

O primeiro dia do festival contará ainda com uma mesa redonda intitulada "Estudos Gerais Livres no século XXI", que contará com a participação do geógrafo João Ferrão e da geógrafa e ex-diretora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Lucinda Fonseca, entre outros.

O lançamento de um livro da autoria de Francisco Melo Ferreira e a exibição de um documentário sobre os EGL completam o programa do primeiro dia do dia.

No último dia, o subtema "Livros, Leituras & Leitores" aborda a questão dos hábitos de leitura, da criação de novos leitores e da importância da literatura infanto-juvenil, trazendo à aldeia de Querença dezenas de investigadores, escritores, professores e bibliotecários.

Em permanência, estão garantidos uma Feira do Livro, com representação de obras dos autores presentes, música, leituras, exposições, sessões de autógrafos, piqueniques, convívio e diálogos.

O festival tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara de Loulé e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório