Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Adeus, Laura. Fim de semana de sol e com temperaturas a subir

Nada de ressentimentos com a chuva que a tempestade Laura nos trouxe durante a semana, até porque o fim de semana traz bom tempo e temperaturas primaveris.

Adeus, Laura. Fim de semana de sol e com temperaturas a subir
Notícias ao Minuto

10:15 - 08/03/19 por Melissa Lopes

País IPMA

A semana foi marcada pela depressão Laura, que trouxe chuva, vento e agitação marítima. Mas passado é passado e a Laura já partiu para outra freguesia. Para esta sexta-feira, está prevista uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, apresentando-se o céu geralmente pouco nublado.

Para o fim de semana, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo e nova subida da temperatura máxima e também da mínima na região Norte e no interior Centro.

Os meteorologistas sublinham também o “acentuado arrefecimento noturno”, que acontece devido à ainda grande diferença entre a temperatura durante o dia e quando a noite cair. 

Assim, em termos de temperaturas para o fim de semana, Faro deverá ser o distrito com as temperaturas mais altas, com previsão de 23ºC no domingo (com mínima de 12ºC) O concelho de Alcoutim, neste distrito, chegará aos 24ºC (com mínima de 7ºC) nesse mesmo dia.

Subindo até ao Alentejo, Beja vai registar temperaturas entre os 6ºC e os 20ºC, no sábado, e entre os 7ºC e 21ºC no domingo. Em Évora, o cenário é semelhante, sendo de assinalar amplitude térmica no sábado em que a mínima será de 4ºC e a máxima de 21ºC. Se estiver por Setúbal, pode contar com temperaturas entre os 7ºC e os 21ºC, no sábado, e 9ºC e 22ºC no domingo. Por Portalegre, as máximas vão rondar os 18ºC, no sábado, e os 20ºC no domingo.

Em Lisboa, os termómetros vão chegar aos 20ºC no sábado, sendo que a mínima será de 10ºC. No domingo, a previsão é semelhante. No distrito de Santarém, a previsão aponta para máximas a rondar os 22ºC no fim de semana, variando as mínimas entre os 7ºC e os 11ºC.

Em Leiria, conte com máximas de 20ºC, no sábado, e de 18ºC, no domingo, mas agasalhe-se ao anoitecer, sendo as mínimas previstas de 5ºC e de 8ºC. No distrito de Aveiro, os termómetros não irão além dos 17ºC em todo o fim de semana, assim como no Porto e em Viana do Castelo, e em Coimbra chegarão aos 18ºC. Em Viseu, Vila Real o cenário será o mesmo.

No distrito de Castelo Branco, os termómetros vão atingir os 23ºC, no domingo. Braga registará 19ºC de máxima, tanto no sábado como no domingo, e Bragança 18ºC de máxima no sábado, dia em que a mínima será de 2ºC.

Nas ilhas, na Madeira, o Funchal contará com máximas de 23ºC e mínimas de fazer inveja aos continentais: 14ºC e 16ºC, sábado e domingo, respetivamente. Em Ponta Delgada, nos Açores, as mínimas previstas de 14ºC e máximas de 17ºC, com nuvens à mistura. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório