Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Não foi apenas Marcelo mas todo "um povo" que Angola condecorou

Discurso de Marcelo Rebelo de Sousa em Angola marca também nova fase nas relações diplomáticas entre Portugal e Angola.

Não foi apenas Marcelo mas todo "um povo" que Angola condecorou
Notícias ao Minuto

12:00 - 06/03/19 por Pedro Filipe Pina

País Presidentes

Marcelo Rebelo de Sousa foi hoje condecorado em Angola, onde se encontra para uma visita de quatro dias.

Esta visita surge numa nova fase diplomática na relação entre os dois países diferentes, após alguma tensão na sequência de casos judiciais. 

João Lourenço, o presidente de Angola que sucedeu a José Eduardo dos Santos, em 2017, condecorou Marcelo Rebelo de Sousa em Luanda com a Ordem Agostinho Neto, uma condecoração prestigiada cujo nome é tributo ao médico, escritor e político angolano que deixou a sua marca na história de Angola do século XX.

Num curto discurso, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que esta condecoração não era propriamente dirigida apenas a si enquanto cidadão, mas a todos os portugueses.

“A condecoração que acaba de me outorgar, em rigor, não é uma condecoração a uma pessoa, não é uma condecoração a um cidadão, é a condecoração a um povo, a uma pátria, Portugal. É uma condecoração ao povo português, que acompanha dia a dia, solidária e fraternalmente, todos os momentos do povo angolano, por vezes arrebatadamente, sempre testemunhando plena solidariedade”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República destacou ainda o papel da comunidade portuguesa em Angola. 

“Dentro do povo português quero salientar de forma muito especial os mais de 150 mil portugueses, que vivem em Angola, que criam riqueza e contribuem para mais justiça em Angola, que amam tanto Angola quanto amam Portugal. São eles, ainda mais do que todos os outros, os condecorados por vossa Excelência (Presidente João Lourenço]”, enalteceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório