Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Chef Kiko venceu ou não um concurso de culinária da NASA?

Chef Kiko Martins venceu um concurso de culinária, em Saragoça, no passado dia 25 de fevereiro. Mas afinal, existiu ou não o concurso associado à NASA? Há quem afirme que não. O cozinheiro defende-se. "Houve o concurso, sim. E eu venci na categoria profissional".

Chef Kiko venceu ou não um concurso de culinária da NASA?
Notícias ao Minuto

11:50 - 06/03/19 por Melissa Lopes

País Controvérsia

O chef Kiko Martins foi recentemente notícia por ter vencido um concurso de culinária espacial. O prato concebido pelo chef português - um prato marcado pelos sabores de bacalhau e chouriço – foi considerado a melhor refeição para comer numa futura missão a Marte.

De facto, o chef português esteve num concurso, em Saragoça, promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA), como o próprio rectificou, entretanto, nas publicações feitas nas redes sociais. 

Os factos remontam ao passado dia 26 de fevereiro. Kiko Martins anunciou nas redes sociais que tinha vencido um concurso promovido pela NASA. Falou com a agência Lusa sobre o tema, onde explicou o conceito do prato vencedor

'1,2,3, Marte' foi o nome escolhido para a receita, que além de bacalhau e chouriço leva batata, cebola e alho, algas, salsa, azeitonas e ovo, ingredientes vencedores para o júri de quatro cozinheiros classificados com estrelas Michelin, que se reuniu em Saragoça, lia-se.

O cozinheiro levou ainda em conta que numa colónia humana em Marte, "cada minuto de dispêndio de tempo de um astronauta custa muitíssimo, não há água em abundância e qualquer quantidade de energia é muito cara", pelo que pensou numa receita que seja rápida e não exija grande esforço para preparar.

Desidratados, os alimentos não têm água e, por isso, estão menos vulneráveis a fungos e bactérias, referia Kiko Martins, afirmando que ponderava até experimentar o prato marciano num restaurante terreno.

Acontece que o concurso que o chef venceu - La Patata Marciana - não é diretamente promovido pela NASA, nem os meios espanhóis associam o mesmo à agência espacial, segundo escreveu a Sábado, referindo ainda que o chef português nem foi o único premiado. 

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o chef reafirma que sim, que venceu o concurso que se realizou em Espanha e lamenta estar a ser alvo de difamação.

A polémica obrigou Kiko Martins a explicar-se. Em quatro pontos, o chef de cozinha português escreve que sim, que houve um concurso no dia 25, em Saragoça, e que o mesmo foi co-organizado pelo Centro de Astrobiologia (associado da NASA), em parceria com a Universidade Internacional de la Papa, patrocinados pela NASA para desenvolverem o projeto Batatas em Marte, a ser utilizado na missão a Marte 2030. 

Sobre o facto de ter existido outro vencedor, como escreve a revista, Kiko explica que sim, mas na categoria de amadores. Na sua, a profissional e principal, foi o único vencedor.

E remata o esclarecimento da seguinte forma: "Sou português? "Sim, sou! E com muito orgulho em ter vencido o concurso". 

[Notícia atualizada às 15h45, contendo o esclarecimento do Chef Kiko Martins]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório