Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mimosas, uma “séria ameaça” que está a invadir as regiões Norte e Centro

Com a primavera à espreita, a Quercus alerta para uma “séria ameaça” muito presente na região Centro na sequência dos incêndios de 2017. Falamos das acácias, vulgarmente conhecidas por mimosas, que no entretanto formaram “povoamentos de alta densidade” e “altamente inflamável”.

Mimosas, uma “séria ameaça” que está a invadir as regiões Norte e Centro
Notícias ao Minuto

13:09 - 05/03/19 por Ana Lemos

País Quercus

No dia em que a chuva regressou, a prevenção não pode ser esquecida. A primavera está a chegar e os perigos estão à espreita, nomeadamente nas regiões Norte e Centro do país.

O alerta é da Associação Nacional de Conservação da Natureza que, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, destaca que após os incêndios, sobretudo os de outubro de 2017, “muitas sementes das acácias australianas, vulgarmente conhecidas como mimosas, que estavam no solo, germinaram”.

Hoje estão formados “povoamentos de alta densidade” que não só “não permitem o desenvolvimento de outras espécies” como representam “riscos”. Um deles, destaca a Quercus, “é o aumento da frequência e intensidade dos incêndios” porque “produzem uma grande quantidade de material combustível, altamente inflamável, e que se acumula no solo da floresta”.

Mas há outros perigos. As mimosas, apesar de muito apreciadas pelos portugueses e turistas que visitam o país, “aniquilam espécies autóctones”, “alteram a fertilidade do solo” e “reduzem a disponibilidade de água para outras plantas”.

E há uma região mais afetada por esta espécie invasora. Segundo a Quercus, as regiões Norte e Centro estão a perder “espaço florestal, as áreas protegidas, matas e perímetros florestais”, em particular nos distritos de Coimbra e Viseu.

Também no Parque Nacional da Peneda-Gerês, “esta espécie ocupa já mais de mil hectares (o equivalente a mil campos de futebol) mas esta área poderá ser bastante superior”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório