Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Tanto ameaçou que está aí: Mau tempo 'ensombra' Carnaval

Terça-feira de Carnaval promete ser molhada e assim se manter durante os próximos dias. Mas o fim de semana poderá vir a dar tréguas.

Tanto ameaçou que está aí: Mau tempo 'ensombra' Carnaval
Notícias ao Minuto

09:20 - 05/03/19 por Notícias Ao Minuto

País Meteorologia

As ameaças já vinham sendo feitas há alguns dias. E o estado do tempo parece ter querido aproveitar o lema 'É Carnaval, ninguém leva a mal' para voltar a brindar-nos com dias típicos de inverno, que se deverão manter, pelo menos, até quinta-feira. 

Aliás, as previsões meteorológicas obrigaram já a adiar o desfile do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz previsto para esta terça-feira. Nesse sentido, o desfile vai decorrer no próximo domingo, pelas 14h30, na avenida do Brasil.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são os seis distritos de Portugal que estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento.

Assim, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria e estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, desde as 18h00 de hoje até às 12h00 de quinta-feira, e vento, desde as 15h00 de hoje até às 06h00 de quarta-feira.

Destes seis distritos, quatro - Viana do Castelo, Braga e Aveiro - estão também sob aviso amarelo, desde as 15h00 de hoje até às 06h00 de quarta-feira, devido à previsão de vento.

Com aviso amarelo devido à previsão de precipitação, desde as 15h00 de hoje até às 06h00 de quarta-feira, estão os distritos de Vila Real, Viseu e Guarda. Os três primeiros têm também aviso amarelo devido à previsão de vento entre as 15h00 de hoje e as 06h00 de quarta-feira.

O distrito da Guarda estará sob aviso amarelo na quarta-feira, entre as 03h00 e as 06h00, devido à previsão de chuva, e entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de quarta-feira devido ao vento.

O distrito de Lisboa vai estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, entre as 09h00 de quarta-feira e as 12h00 de quinta-feira, e, devido à previsão de vento, entre as 21h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, precipitação por vezes forte, com vento forte no litoral oeste e nas terras altas, e agitação marítima na costa ocidental.

Na região de Lisboa e Porto o vento poderá atingir rajadas na ordem dos 30 a 40 quilómetros por hora, podendo atingir os 70/80 quilómetros poro hora a partir do meio da tarde, em Lisboa e Porto, respetivamente.

Relativamente ao estado do mar, preveem-se ondas de 2,5 a 3,5 metros de altura na costa ocidental, passando gradualmente para 3,5 e 4,5 metros a norte do Cabo Carvoeiro a partir do final da tarde.

Para a costa sul preveem-se ondas de sudoeste com um metro, aumentando para um a dois metros no barlavento a partir da tarde.

Proteção Civil alerta para cheias, ventos fortes e trovoadas

Já esta segunda-feira, recorde-se, a Proteção Civil alertava para o agravamento do estado do tempo, incluindo períodos de chuva por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro, passando a aguaceiros que “poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada” entre o “início da tarde de terça-feira e o final da manhã de quarta-feira".

E porque nunca é demais lembrar, para fazer face a estas condições atmosféricas, e perante a a “possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira”, a Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda à população que proceda à “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”; que “não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”; e que coloque correntes de neve nas viaturas nas áreas afetadas.

Lembre-se também de evitar caminhadas junto ao mar ou de praticar atividades relacionadas com o mar, incluindo a pesca desportiva.

[Notícia atualizada às 10h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório