Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Descoberta nova subespécie de parasita causador de diarreia

Uma nova subespécie de parasita causador de diarreia foi descoberta por cientistas da universidade de East Anglia, Inglaterra, segundo os quais a subespécie está a evoluir rapidamente na capacidade de se espalhar mais facilmente entre os humanos.

Descoberta nova subespécie de parasita causador de diarreia
Notícias ao Minuto

16:00 - 04/03/19 por Lusa

Mundo Estudo

A descoberta foi hoje revelada num estudo publicado na revista Nature Microbiology sobre a nova subespécie do parasita 'cryptosporidium', responsável por um tipo de diarreia que afeta humanos e animais e que provoca anualmente 57.000 mortes, especialmente de crianças com menos de cinco anos.

Até agora pensava-se que existiam duas espécies principais de 'cryptosporidium', uma transmitida entre os humanos e outra de animais para humanos, mas no estudo relata-se a existência de uma subespécie emergente, uma informação importante para os responsáveis pela saúde pública, disse Kevin Tyler, um dos principais autores do estudo.

A equipa descobriu que a nova subespécie evoluiu rapidamente ao hibridizar-se com outra espécie. O intercambio genético terá acontecido recentemente em termos históricos, provavelmente na altura da revolução industrial, quando a urbanização se generalizou e a partir daí a combinação genética que deu origem à subespécie evoluiu com rapidez para se adaptar aos hospedeiros humanos.

Os investigadores sequenciaram e compararam genomas completos de mais de 20 tipos diferentes do parasita, para perceber melhor a forma de infeção e com isso ajudar nas intervenções de saúde pública sobre a prevenção da propagação da doença.

A grande maioria das mortes ocorre em países pobres e não há medicamentos eficazes nem vacinas disponíveis, pelo que perceber a transmissão do parasita é fundamental para combater os surtos.

O parasita espalha-se principalmente pelo contacto com as fezes. Os investigadores alertam que a cadeia de transmissão pode ser quebrada com melhor higiene e saneamento e aconselham a que se ferva a água antes de consumo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório