Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Campo Pequeno vai homenagear cavaleiro Joaquim Bastinhas

Uma corrida de touros de homenagem, a título póstumo, ao cavaleiro Joaquim Bastinhas e as celebrações dos 75 anos da ganadaria Murteira Grave são dois dos "pontos altos" da época tauromáquica deste ano no Campo Pequeno, em Lisboa.

Campo Pequeno vai homenagear cavaleiro Joaquim Bastinhas
Notícias ao Minuto

15:02 - 04/03/19 por Lusa

País Celebração

Segundo a empresa da principal praça de touros do país, o abono (lugares cativos para a temporada) vai ficar também marcado pelas comemorações dos 75 anos da ganadaria de António Silva e do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, bem como pelas celebrações dos 35 anos de alternativa do cavaleiro Rui Salvador.

O abono vai ser constituído por 10 corridas de touros, uma novilhada e uma capea arraiana, sendo que este ano regressam também a Lisboa nomes do toureio a pé e a cavalo de Espanha, como é o caso de Pablo Hermoso de Mendonza e Cayetano Rivera Ordoñez.

A temporada no Campo Pequeno abre no dia 11 de abril, com um cartel composto pelos cavaleiros António Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, pegam os forcados de Montemor-o-Novo e de Vila Franca de Xira e são lidados toiros de António Silva, que assinala os 75 anos da fundação da divisa.

A segunda corrida de touros está agendada para o dia 16 de maio, estando anunciados os cavaleiros Luís Rouxinol e João Moura Jr., juntando-se ao elenco o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendonza. As pegas estão a cargo dos forcados amadores de Lisboa e de Évora e são lidados touros de Francisco Romão Tenório.

De acordo com a empresa do Campo Pequeno, a novilhada surge no dia 18 de maio, estando já anunciados os cavaleiros Mara Pimenta (apresentação em Lisboa), Soraia Costa e Joaquim Brito Paes (que também se apresenta em Lisboa).

No que diz respeito ao toureio a pé, apenas foi ainda divulgado Leonardo Passareira, faltando anunciar os grupos de forcados que pegam neste festejo (parte equestre), em que se lidam exemplares das ganadarias Passanha, Romão Tenório e António Raul Brito Paes e, a pé, de Murteira Grave, Varela Crujo e Calejo Pires.

Um dos "pontos altos" da temporada será no dia 06 de junho com a corrida de homenagem, a título póstumo, ao cavaleiro alentejano Joaquim Bastinhas, que morreu no dia 31 de dezembro do ano passado.

Em praça, vão estar João Moura e Marcos Bastinhas (filho do homenageado) e as pegas vão estar a cargo dos forcados amadores de Portalegre e da Chamusca. Na parte apeada do festejo, vai marcar presença o matador de toiros espanhol Cayetano Rivera Ordoñez, sendo lidados touros de Varela Crujo.

A 08 de junho, o Campo Pequeno abre as portas para receber uma capeia arraiana, tauromaquia popular tradicional do concelho do Sabugal.

A Região Autónoma dos Açores vai ser homenageada no dia 11 de julho, num cartel constituído pelos cavaleiros Ana Batista, Filipe Gonçalves, Tiago Pamplona (cavaleiro da Ilha Terceira, que confirma a alternativa), Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa.

As pegas aos seis touros de Jorge de Carvalho, que estreia a sua ganadaria em Lisboa, vão estar a cargo dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande e do grupo de Beja (concurso de pegas).

A 25 de julho assinalam-se os 75 anos da ganadaria Murteira Grave, atuando os cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr., cabendo as pegas aos forcados amadores de Santarém e de Coruche.

Ainda por anunciar continuam os carteis para os dias 08 de agosto (homenagem aos 35 anos de alternativa de Rui Salvador), 23 de agosto (estreia da ganadaria de Calejo Pires), 05 e 27 de setembro (corrida comemorativa dos 75 anos dos forcados amadores de Lisboa) e 10 de outubro (corrida de gala à antiga portuguesa).

A empresa do Campo Pequeno divulgou ainda que, em função da descida do IVA dos espetáculos tauromáquicos de 13 para 6%, vai baixar os preços dos bilhetes.

"As descidas de preços verificar-se-ão quer no abono (lugares cativos para toda a temporada), quer nos bilhetes adquiridos corrida a corrida", lê-se numa nota enviada à agência Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório