Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Associação de apoio ao recluso terá acesso mais fácil às prisões

A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) vão assinar um protocolo para facilitar a entrada da APAR nas prisões e o contacto com os detidos, foi hoje anunciado.

Associação de apoio ao recluso terá acesso mais fácil às prisões
Notícias ao Minuto

13:54 - 04/03/19 por Lusa

País Protocolo

No final de uma reunião com o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a presidente da APAR, Maria do Céu Cotrim, disse à agência Lusa que ficou decidido no encontro a celebração, "num "futuro muito próximo", de um protocolo com o objetivo de estabelecer relações de parceria e de entendimento com a DGRSP.

Este protocolo vai permitir que a APAR possa "agir, atuar e entrar em contacto com os reclusos", sustentou, dando conta que esta associação de apoio aos reclusos tem tido dificuldade em entrar nos estabelecimentos prisionais e comunicar com os presos.

Como exemplo, referiu que há reclusos que não recebem a correspondência da APAR e há um diretor de uma prisão que não considera esta associação legal.

Maria do Céu Cotrim referiu que esta reunião com o diretor-geral teve como objetivo fundamental restabelecer a relação, tendo em conta que a APAR há muitos anos não mantinha qualquer tipo de relacionamento com a DGRSP.

"Foi um primeiro contacto e existiu muito abertura", frisou.

Durante a reunião, a APAR deu ainda conta ao diretor-geral da importância que a associação teve junto dos reclusos em "pacificar internamente as prisões" durante as sucessivas greves dos guardas prisionais.

Questionada sobre o clima atual dentro das prisões, a presidente da APAR disse que "não há notícia que neste momento existam conflitos nos estabelecimentos prisionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório