Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Há animais que passam mais de metade do dia... a dormir. Sabia?

Para assinalar o Dia Mundial do Sono, o Jardim Zoológico de Lisboa preparou várias atividades para ensinar a pequenos (e graúdos) a importância de dormir para a saúde e sobrevivência das espécies, incluindo a dos humanos.

Há animais que passam mais de metade do dia... a dormir. Sabia?
Notícias ao Minuto

13:58 - 04/03/19 por Notícias Ao Minuto

País Lazer

Sob o mote ‘Dormir no Zoo: O que os animais nos podem ensinar sobre a forma como dormimos?’, e em parceria com a Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, o Jardim Zoológico de Lisboa vai assinalar já no próximo fim de semana (9 de março) o Dia Mundial do Sono – que se celebra a 15 de março.

O objetivo da iniciativa é alertar para a necessidade e importância do sono, tanto para os animais como para os humanos. E o dia – está garantido - "será recheado de atividades" que vão desvendar "segredos sobre o sono” e “sobre a forma como os animais podem dar pistas de como dormir é fundamental para a saúde e para a sobrevivência”.

Logo às 10h30, o ponto de encontro está marcado para o Auditório do Zoo, onde Miguel Meira e Cruz, especialista Europeu em Medicina do Sono, dará (na zona de acesso livre) uma conferência sobre o tema.

Depois, pelas 11h30, será lançado o seu livro ‘O Relógio Avariado’. Dedicado aos mais novos, esta obra infantil “aborda a temática do relógio biológico e do sono adequado para o bom funcionamento do organismo”.

Mais tarde, por volta do meio-dia, “será feita uma visita guiada” denominada ‘Dormir no Reino Animal’. As crianças ficarão, por exemplo, a saber que os koalas chegam a dormir 18 a 20 horas por dia ou que os golfinhos quando dormem, descansam apenas uma parte do cérebro de cada vez.

O Jardim Zoológico de Lisboa promete um dia “repleto de atividades e curiosidades” para toda a família.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório