Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Considerações de Neto de Moura são, mais uma vez, inaceitáveis"

Marques Mendes distingue três 'traços' comuns nas fundamentações do juiz Neto de Moura em casos de violência doméstica.

"Considerações de Neto de Moura são, mais uma vez, inaceitáveis"
Notícias ao Minuto

22:07 - 03/03/19 por Melissa Lopes

Política Marques Mendes

Marques Mendes elege o juiz Neto de Moura como a pior figura da semana. No seu habitual espaço de comentário, na SIC, o comentador justificou a escolha do 'pior da semana' por ter vindo a público mais um acórdão assinado pelo juiz, em que a decisão é a de retirar pulseira eletrónica ao agressor que rompeu o tímpano à vítima com um soco

"Independentemente de no ponto de vista jurídico o acórdão poder estar certo na sua decisão e conclusão, as considerações que faz são, mais uma vez, inaceitáveis", analisou o social-democrata, destacando três características sempre presentes nas fundamentações que Neto de Moura faz sobre estas matérias.

"Desvaloriza sempre o crime de violência doméstica"; "desculpa sempre os homens potenciais ou reais agressores" e "tem sempre a preocupação de menorizar as mulheres"

Trata-se, portanto, de "uma péssima coerência" que, no entender de Marques Mendes, é lamentável. "Não sei se este homem, na sua vida pessoal ou profissional, teve algum trauma", refere, concluindo por fim:

"Há uma coisa que eu sei: com as considerações que faz, ele está a prestar um péssimo serviço à magistratura, aos magistrados e à Justiça em geral"

Este fim de semana, o semanário Expresso noticiou que o juiz-desembargador do Tribunal da Relação do Porto vai processar todos quantos criticarem as suas decisões, tendo incluído nessa 'lista negra' políticos e humoristas. Entre eles estão Mariana Mortágua, Joana Amaral Dias, Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, entre outros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório