Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Reclusos tentaram fugir através de buraco feito com pesos do ginásio

Plano de fuga não chegou a ser concretizado porque um recluso denunciou a situação.

Reclusos tentaram fugir através de buraco feito com pesos do ginásio
Notícias ao Minuto

21:18 - 03/03/19 por Melissa Lopes

País Castelo Branco

Reclusos da cadeia de Castelo Branco planearam fugir na noite deste domingo, dia 3. Para isso, fizeram um buraco na parede da cela recorrendo a barras de ferro do ginásio.

À SIC, um dos presos daquela cadeia contou que o grupo que planeava fugir tinha tudo preparado para o fazer este domingo e que só não levaram a fuga avante porque o plano foi denunciado.

Terá sido na noite de sexta-feira para sábado que alguns reclusos se terão dedicado a abrir o buraco que, segundo o relato do mesmo preso, já tinha cerca de 70 cm.

“Já tinham mandado a roupa fora, tinham mandado tudo. Eles já iam embora na noite de domingo”, conta, explicando que o buraco não daria exatamente para o exterior, mas sim para a parte de trás da cadeia, de onde seria “muita fácil” chegar à rua.

“É só saltar uma rede e um portão que se consegue subir facilmente”, refere, frisando que o plano não foi detetado por ninguém.

Na sequência destes factos, dirigiu-se este domingo ao Estabelecimento Prisional de Castelo Branco o diretor-geral. 

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) nega, contudo, o buraco. Diz tratar-se apenas de danos na parede até ao tijolo e considera excessiva a expressão 'tentativa de fuga', uma vez que a parede dá acesso a um pátio anterior. Apesar disso, abriu um processo interno de averiguações.

"Mais se informa que este espaço celular, situado no terceiro piso, dá para um pátio interior do estabelecimento prisional que é, naturalmente, murado e vigiado", acrescenta a DGPS numa nota, entretanto, enviada ao Notícias ao Minuto.

A DGSP não confirma a transferência de dois reclusos envolvidos no plano para a prisão de Monsanto, como disse o Sindicato dos Guardas Prisionais à SIC.

[Notícia atualizada às 11h00 de dia 4 de março de 2019]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório