Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Está escolhido o representante de Portugal na Eurovisão

A final do Festival RTP da Canção realizou-se, este sábado, em Portimão, no Algarve. Veja abaixo a atuação do músico na primeira semi-final do certame. Conan Osíris mostra-se surpreendido com a vitória. Pouco depois, organizações solidárias com a Palestina apelaram ao boicote do Festival.

Notícias ao Minuto

00:01 - 03/03/19 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

País Música

O público e o júri escolheram: Conan Osíris é quem vai representar Portugal no Festival da Eurovisão deste ano.

O artista, cujo nome verdadeiro é Tiago Miranda, conquistou 24 pontos com 'Telemóveis', mais seis do que o segundo lugar ('Igual a Ti', NBC) e mais sete do que o terceiro ('Perfeito', Matay).

Madrepaz ficou em quarto lugar com 'Mundo a Mudar' (13 pontos) e Surma em quinto com 'Pugna' (12 pontos).

'A Dois' de Calema ficou-se pelo sexto lugar (11 pontos), seguido de 'Mar Doce', de Mariana Bragada (8 pontos) e 'Inércia' de Ana Cláudia (também com oito pontos).

Notícias ao MinutoPontuação final do Festival RTP da Canção 2019© RTP

Chamado ao palco após ser conhecida a pontuação final, Conas Osíris recebeu das mãos de Cláudia Pascoal (vencedora do ano passado) o prémio em cristal, conforme pode ver na galeria. "Nunca tinha segurado um microfone, quanto mais um cristal", brincou Tiago Miranda.

Conan Osíris é o grande vencedor do Festival da RTP da Canção 2019 e, por isso, vai representar Portugal no Festival da Eurovisão que vai realizar-se em maio próximo em Israel, nação que conquistou o prémio no ano passado - Cláudia Pascoal com o tema 'O Jardim' ficou em último lugar depois de, no ano anterior, Salvador Sobral ter vencido o certame e ter trazido, pela primeira vez na história, o prémio para Portugal.

"Nestes dias foi uma cena quase como eu nunca senti"

Tiago Mirando mostrou-se, já de madrugada, pouco consciente do triunfo obtido com votação máxima do público e praticamente todo o júri. 

"Ainda estou 'bué' à toa e dói-me 'bué' o pé, porque torci o pé na segunda-feira", foram as primeiras palavras do cantor, na conferência de imprensa que deu após o espetáculo. Perante a insistência dos jornalistas, a quererem saber se já lhe tinha "caído a ficha", Conan Osíris afirmou que "nunca vai cair" e mostrou-se igualmente surpreendido por ter sido um dos vencedores com mais pontuação de sempre num Festival da Canção.

"O rapaz estava a dizer há bocado que tive 'bué' pontos, mais que o Salvador [Sobral, vencedor da Eurovisão em 2017], ou 'whatever', não percebo nada disso, mas 'uau', obrigado mesmo", agradeceu.

Sobre a segunda atuação, depois de vencer o concurso, Conan Osíris salientou a importância de ter conseguido chamar os outros concorrentes ao palco para celebrarem consigo.

Organizações pedem a cantor boicote ao Festival

Entretanto, já no domingo de manhã, o Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa apelaram a Conan Osíris para não ir a Telavive representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em solidariedade com artistas palestinianos.

Numa carta enviada ao vencedor da última edição do Festival da Canção, aquelas organizações referem que "a escassos minutos de onde terá lugar o Festival, Israel mantém um cerco ilegal a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos."

As três organizações signatárias do apelo juntam-se ao movimento internacional de BDS - Boicote, Desinvestimento, Sanções - que denuncia o uso da cultura por Israel como instrumento de propaganda para branquear a sua imagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório