Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, há ou não ursos pardo em Portugal? 'Nim'

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) diz que "não há, seguramente" presença regular de ursos pardo em Portugal. Contudo, sabe-se que há animais desta espécie que, ocasionalmente, vagueiam de Espanha até cá.

Afinal, há ou não ursos pardo em Portugal? 'Nim'
Notícias ao Minuto

16:16 - 01/03/19 por Melissa Lopes

País ICNF

Foi na semana passada que Carlos Aguiar, professor de botânica do Instituto Politécnico de Bragança, partilhou no Facebook uma fotografia daquilo que lhe parecia uma pegada de urso pardo. A acompanhar a imagem, a legenda: “Confirmada a presença de ursos (Ursus arctos) divagantes no Barroso (norte de Portugal)". 

Sendo as redes sociais terreno fértil para a proliferação de dúvidas que, partilhadas umas quantas vezes, se tornam em (in)verdades, a dúvida ficou no ar: Há ou não ursos pardo no nosso país, quando se pensava que a sua presença no território português remontava a finais do século XIX?

Em resposta ao Notícias ao Minuto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) diz que "não há evidências materiais inequívocas da ocorrência de urso pardo em Portugal” e que “não há, seguramente, em território nacional a presença regular de uma de população desta espécie”.

No entanto, o nordeste do país pode ser visitado ocasionalmente por “indivíduos dispersantes” da população do Norte de Espanha, nomeadamente da Cordilheira Cantábrica, explica o ICNF, realçando que em Espanha, e nas últimas décadas, “foram registados movimentos de indivíduos [ursos pardo] em áreas próximas do distrito de Bragança em concreto do Parque Natural do Montesinho”. 

Resumindo, a haver ursos pardo em Portugal serão animais dispersantes de uma população de Espanha que, por cá, se poderão passear de vez em quando, sendo que apenas está confirmada a sua passagem no Parque de Montesinho, junto à fronteira. A sua presença no Barroso, por outro lado, não está provada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório