Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Vem aí um Carnaval molhado (por culpa de um anticiclone). Será abençoado?

Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral. Nada que atrapalhe os foliões, certo?

Vem aí um Carnaval molhado (por culpa de um anticiclone). Será abençoado?
Notícias ao Minuto

21:17 - 28/02/19 por Melissa Lopes

País IPMA

Aproxima-se a época de mais folia no país, o Carnaval, tempo de férias escolares e de ponte para os trabalhadores da Função Pública. Este ano, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado junto ao arquipélago da Madeira, estendendo-se em crista até à Península Ibérica, que irá enfraquecendo gradualmente e permitir a aproximação e passagem de sucessivas de superfícies frontais, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, do dia 1 (esta sexta-feira) ao dia 5 (terça-feira de Carnaval) predominarão os períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e o céu geralmente pouco nublado na região Sul, com condições favoráveis à formação de neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

Em relação à precipitação, sublinham os meteorologistas, prevêem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde de sexta-feira, podendo prolongar-se até ao início da manhã de sábado.

A precipitação voltará ao Minho e Douro Litoral no domingo, intensificando durante a tarde, e estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro, prolongando-se até ao início da manhã de segunda-feira. 

Para terça-feira, dia de Carnaval, a probabilidade de ocorrência de precipitação é entre 60 e 90% no Minho e Douro Litoral, entre 50 e 70 % nas restantes regiões do Norte e Centro e entre 20 e 50% na região Sul.

O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste no domingo e intensificando para moderado a forte nas regiões do Norte e Centro a partir da manhã desse dia, com rajadas até 80 km/h durante a tarde em especial na região Norte, enfraquecendo durante a noite de domingo para segunda-feira. O vento deverá voltar a intensificar durante a tarde de terça-feira no litoral Norte. 

Prevê-se uma subida de temperatura, em especial da mínima, até sábado, dia em que esta irá variar entre 8 e 12ºC e, no interior Norte e Centro, entre 4 e 8ºC. Até lá a máxima deverá variar entre 16 e 22ºC. No entanto, a partir de domingo prevê-se uma descida de temperatura, em especial da máxima que, na terça-feira, deverá variar entre 15 e 19ºC e, no interior Norte e Centro, entre 11 e 14ºC.

A agitação marítima deverá ser forte com ondas de oeste/noroeste com 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo da Roca a partir da tarde de dia 3 e até à manhã de dia 4. Assim, as situações mais significativas, serão a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório