Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

DECO alerta: Há no mercado sacos de água elétricos perigosos

Três sacos de água elétricos não passaram nos testes de segurança.

DECO alerta: Há no mercado sacos de água elétricos perigosos
Notícias ao Minuto

19:30 - 27/02/19 por Notícias Ao Minuto

Auto Consumidores

A associação de defesa do consumidor (DECO) alerta para o facto de três sacos elétricos de água não passaram nos testes de segurança, tendo rebentado e a água quente vazado.

Estes sacos de água quente, explica a DECO, têm várias finalidades, nomeadamente aquecer a cama em noites frias ou aliviar as dores musculares.

Os elétricos prometem maior comodidade, pois ligam-se à corrente e, em “6 a 10 minutos”, prometem, estão prontos a usar. Mas a DECO descobriu que são produtos perigosos.

Levámos três sacos de água quente elétricos diferentes ao laboratório e detetámos várias não conformidades que colocam em risco a segurança do consumidor e deveriam impossibilitar a venda do produto”, lê-se no comunicado. 

A DECO adianta que já como os produtos em causa não cumprem as normas de segurança, a situação foi reportada à ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e à Direção-Geral do Consumidor. 

Para fazer os testes de segurança, a DECO escolheu três sacos em lojas chinesas, como um consumidor normal. Os produtos também podem ser adquiridos em lojas online. Uma vez que há uma "imensidão destes produtos no mercado" é quase impossível identificar todas as marcas e modelos existentes. Em muitos casos, nota, a marca e modelo não são sequer muito percetíveis na embalagem.

A DECO acrescenta que estes sacos de água quente elétricos "nem deveriam estar no mercado, pois recorrem a elétrodos para aquecer a água", o que é proibido. 

"O sistema de regulação de temperatura, ou seja, o termóstato, também não garante a necessária segurança de utilização. Simulámos uma situação de funcionamento anormal (prevista pela norma de segurança elétrica), onde o termóstato foi desativado e os sacos foram postos em funcionamento. Mas não resistiram: aqueceram de forma indefinida, romperam e libertaram água a ferver e um jato de vapor muito quente, como mostra o vídeo (abaixo)", pode ler-se.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório