Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Médico esfaqueado em hospital. "Administração deve ser responsabilizada"

O profissional de saúde está internado, mas não corre risco de vida, garantiu a administração do Centro Hospitalar do Oeste.

Médico esfaqueado em hospital. "Administração deve ser responsabilizada"
Notícias ao Minuto

08:06 - 26/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Peniche

Um médico de 60 anos foi esfaqueado, na segunda-feira, por um paciente no Hospital de Peniche. De acordo com o Centro Hospitalar do Oeste, o agressor, que já foi detido pela PSP, tem 64 anos e sofre de problemas psiquiátricos, sendo já conhecido do staff daquele hospital, conta a agência Lusa.

Quanto ao médico, o mesmo foi transportado para as urgências do Hospital das Caldas da Rainha onde recebeu tratamento aos cortes provocados por uma arma branca nas nádegas.

Nesta senda, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) lamentou que existam situações de “violência e intimidação sobre médicos e outros profissionais de saúde no exercício da profissão”, considerando tais atos como “inadmissíveis”.

Numa nota enviada às redações, o SMZS defendeu que as “administrações [hospitalares] devem ser responsabilizadas pela segurança dos profissionais nos locais de trabalho” e exigiu uma “garantia da segurança dos médicos no exercício das suas funções”, tal como um “investimento na prevenção destas situações”.

Por fim, o SMZS “reivindica” ainda o “reconhecimento à profissão médica do estatuto de risco e penosidade acrescida”.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos havia já reagido, considerando que este caso em particular é um "espelho da situação de insegurança" que se vive no Serviço Nacional de Saúde (SNS). "Este caso é o espelho da grave situação de insegurança que se vive no SNS e de um clima de conflitualidade institucional que infelizmente é alimentado pela própria tutela e que não dignifica nem beneficia ninguém", sublinhou Miguel Guimarães.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório