Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sabe quando deve levar o carro à inspeção?

Não levar os veículos à inspeção periódica pode, não só representar um perigo para a sua segurança, como traduzir-se em coimas.

Sabe quando deve levar o carro à inspeção?
Notícias ao Minuto

08:27 - 25/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Auto Útil

Quem anda na estrada sabe que os veículos – sejam automóveis ou motociclos (ou ainda de outra natureza) – devem ser inspecionados periodicamente.

No caso de uma viatura nova, a primeira inspeção só precisa de ser feita ao fim de quatro anos a partir da primeira matrícula. A partir dos quatro e até aos oito anos, os veículos têm que ser levados à inspeção de dois em dois anos e, a partir desta altura, é obrigatório que a inspeção seja anual.

Mas sabia que cada viatura tem uma data própria para ser inspecionada?

Tal como lembra, esta segunda-feira, a GNR, as “inspeções periódicas podem ser realizadas durante os três meses anteriores à data prevista”.

Mas quando alcançada essa data deve ter em conta que o prazo máximo é o dia e o mês da primeira matrícula. Por exemplo, se a primeira matrícula da sua viatura datar de 29 de novembro, isso significa que é até esta data que a inspeção deve ser feita.

Se deixar passar o prazo corre o risco de ser autuado pelas autoridades num valor que varia entre os 250 e os 1.250 euros, tal como determina o Código da Estrada.

Por isso, o melhor é constatar no seu Documento Único Automóvel qual a data da primeira matrícula da sua viatura para cumprir prazos e evitar coimas.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório