Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Criadores de 'Free Solo' descobriram "talento maravilhoso em Portugal"

Os criadores de 'Free Solo', que venceu o Óscar de Melhor Documentário nos prémios da Academia, escolheram a Loudness Films para o trabalho de efeitos sonoros, devido ao "talento maravilhoso" que descobriram em Portugal, disse à Lusa a realizadora Elizabeth Chai Vasarhelyi.

Criadores de 'Free Solo' descobriram "talento maravilhoso em Portugal"
Notícias ao Minuto

05:06 - 25/02/19 por Lusa

Cultura Óscares

"O áudio é tão importante quanto a incrível fotografia que tivemos, é nisso que acreditamos", afirmou a cineasta, nas entrevistas de bastidores com os vencedores dos Óscares.

A Loudness Films, sediada em Lisboa, foi responsável pelo trabalho de 'foley' do documentário, que cria os sons impossíveis de captar nas filmagens, através da 'foley mixer' Joana Niza Braga e do 'foley artist' Nuno Bento.

Segundo explicou Elizabeth Chai Vasarhelyi, a escolha aconteceu por causa da supervisora de edição de som, Deborah Wallach, com a qual a realizadora trabalhou nos últimos seis filmes. Foi ela que "encontrou este talento maravilhoso em Portugal", disse a cineasta.

Em 'Free Solo', Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi acompanham o alpinista norte-americano Alex Honnold na escalada dos 900 metros de altura da parede de granito El Capitan, na Califórnia, sem quaisquer cordas ou proteções.

"É com o som que somos transportados para lá", disse Vasarhelyi. "Compreendemos isso e também tivemos um excelente misturador de produção que conseguiu pôr um microfone no Alex".

A cineasta falou das dificuldades de captar som numa situação tão arriscada e com pouco equipamento e a sua importância para o resultado final, sublinhando o impacto de registar "a forma como o Alexa respira" e "o som dos movimentos mais discretos".

Nos bastidores da cerimónia, o co-realizador Jimmy Chin referiu o caráter arriscado das filmagens e disse que não conseguia ver o alpinista durante a escalada.

"Carregámos o peso de toda a produção ser perfeita, porque se cometêssemos algum erro poderia ter sido catastrófico", partilhou o realizador.

Evan Hayes, que coproduziu o documentário, acrescentou que Alex Honnold "merece muito do crédito" pelo filme e pela vitória nos prémios da Academia.

'Free Solo' foi produzido pelo National Geographic e estreou em setembro de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório