Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Reciclagem é mais importante para portugueses que energia e transportes

Estudo indica que 84% dos portugueses já faz separação de resíduos. Contudo, a utilização de plásticos ainda é um problema.

Reciclagem é mais importante para portugueses que energia e transportes
Notícias ao Minuto

21:20 - 22/02/19 por Natacha Nunes Costa

País Ambiente

A larga maioria dos portugueses considera que a reciclagem e separação de resíduos é um setor prioritário para a sociedade portuguesa. Mais do que a energia, transportes e banca.

Os números revelados, esta sexta-feira, pelo estudo ‘1.º Observatório Permanente de Tendências de Reciclagem’, promovido pela associação Novo Verde, são reveladores. 92% da sociedade portuguesa afirma que a reciclagem é um setor prioritário. Para 90% é o setor da energia, 89% os transportes e 78% a banca.

Já questionados sobre se fazem separação de resíduos, 84% dos portugueses respondem de forma afirmativa, apontando a preservação do ambiente como o que mais os motiva.

O estudo indica ainda que 36% dos cidadãos nacionais que reciclam entende que só com sistemas de incentivo ou tara recuperável é que se aumenta a reciclagem em Portugal.

Note-se ainda que, apenas quatro em cada 10 portugueses estão satisfeitos com a distância entre a residência e o ecoponto mais próximo e apenas um em cada 10 afirma estar satisfeito com a limpeza dos ecopontos e área envolvente.

Já quanto às gerações, o estudo revela que metade da população que recicla pertence à geração X (dos 37 aos 57 anos). O segundo grupo com mais peso no volume de reciclagem nacional é o da geração Y (dos 22 aos 36 anos).

A utilização de plásticos é que continua a ser um problema e a preocupação dos portugueses com esta questão ainda é baixa. Apenas dois em cada 10 portugueses estão disponíveis em deixar de comprar um produto por este ter uma embalagem de plástico.

O trabalho de campo deste estudo foi desenvolvido pela Marktest e medirá, trimestralmente, os hábitos e atitudes dos portugueses no que diz respeito à separação de resíduos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório