Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

PróToiro convida Marcelo, Costa e Graça Fonseca para dia da tauromaquia

A praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, assinala este sábado o Dia da Tauromaquia.

PróToiro convida Marcelo, Costa e Graça Fonseca para dia da tauromaquia
Notícias ao Minuto

16:08 - 22/02/19 por Melissa Lopes

País Lisboa

A PróToiro - Federação portuguesa de tauromaquia convida o Presidente da República, o primeiro-ministro e a ministra da Cultura a estarem presentes na celebração da cultura taurina, este sábado, no Campo Pequeno, em Lisboa, onde se assinala pela primeira vez o Dia da Tauromaquia.

"Para celebrar este dia, não podíamos deixar de convidar o Presidente da República por ser um conhecido aficionado, e por ser o bastião máximo na  defesa dos valores da portugalidade”, começa por referir a PróToiro em comunicado.

António Costa e Graça Fonseca também foram convidados, "apesar das suas posições públicas de oposição a esta forma de arte tão portuguesa, numa demonstração de tolerância e respeito pelas liberdades individuais, características de um Estado democrático, que têm a obrigação de preservar e fomentar”, lê-se na mesma nota.

“A sua presença - afirma Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro - seria uma forma de demonstrarem o seu respeito pela nossa Cultura e pelo património português".

Recorde-se que a PróToiro chegou a pedir a demissão da ministra da Cultura na sequência das afirmações de Graça Fonseca no Parlamento, aquando da decisão de não incluir a tauromaquia no leque de atividades culturais abrangidas pela redução do IVA. Para a ministra, o assunto é “civilizacional”. Proferidas estas declarações, a polémica instalou-se. António Costa, por seu turno, defendeu “a liberdade de cada um” nesta matéria e até admitiu que o choca que a televisão pública transmita touradas.

As celebrações do Dia da Tauromaquia arrancam pelas 10 horas de sábado, dia 23, sendo o cartaz muito diverso, com atividades quer no exterior, quer na arena, como no salão nobre e nos pisos 0 e 1. Poderá consultar o cartaz aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório