Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Estado lesado em 70 milhões em fraude fiscal nos negócios de ouro

Os alegados responsáveis por uma megafraude fiscal associada ao comércio do ouro e prata, a julgar a partir de sexta-feira no Porto, lesaram o Estado em quase 70 milhões de euros, entre 2014 e 2016, acusa o Ministério Público.

Estado lesado em 70 milhões em fraude fiscal nos negócios de ouro
Notícias ao Minuto

13:34 - 20/02/19 por Lusa

País Negócios

O processo envolve 30 sociedades e 20 arguidos singulares, do Porto e concelhos periféricos, estando em causa a prática dos crimes de associação criminosa, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

Segundo o Ministério Público, o grupo conhecia bem os mecanismos do IVA e do IRC e dominava os meandros do comércio de ouro usado. Tal conhecimento permitiu-lhes colocar em prática um plano que "visava não pagar ao Estado impostos a título de IVA e IRC e, nessa medida, enriquecer o seu património pessoal e das sociedades que geriam, à custa do erário público".

O plano continha, segundo a acusação, "duas vertentes distintas", uma delas dirigida à apropriação do IVA, "quer através da simulação de transações quer através da criação de circuitos de faturação a que não estavam subjacentes quaisquer transações efetivas de mercadorias".

A outra vertente era "dirigida à diminuição do lucro tributável, com o empolamento dos custos baseados em operações não efetuadas da forma titulada pelas faturas", segundo o processo.

Central nesse processo, por alegadamente ter arquitetado o plano ao pormenor, foi um contabilista certificado de sociedades arguidas, que, entretanto, morreu.

De acordo com a acusação, o homem usava parte dos proventos que recebia para proveito próprio e destinava outra parte "para recompensar as pessoas que angariou para o ajudar": os chamados testas-de-ferro, pessoas com problemas de sobrevivência que, a troco de dinheiro, "emprestavam" o nome aos "circuitos de papel" engendrados, sem saberem muito bem os riscos que corriam.

A primeira sessão de julgamento está agendada para sexta-feira, no tribunal de São João Novo, encontrando-se igualmente marcada uma segunda data para continuação dos trabalhos, a de 27 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório