Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Um homem absolvido e três com pena reduzida por assaltos a correios

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) absolveu um homem e reduziu as penas a outros três arguidos condenados no Tribunal de Aveiro por vários assaltos à mão armada a estações dos correios e a uma instituição bancária.

Um homem absolvido e três com pena reduzida por assaltos a correios
Notícias ao Minuto

12:24 - 19/02/19 por Lusa

País processo

O acórdão do TRP, a que a Lusa teve hoje acesso, deu provimento ao recurso de um dos arguidos e parcial provimento aos recursos de outros três acusados.

Um dos três principais arguidos, que se encontram atualmente detidos, viu a pena ser-lhe reduzida de 15 para nove anos.

O TRP reduziu ainda para 13 e 14 anos as penas dos outros dois arguidos que também tinham sido condenados na primeira instância a 15 anos de prisão.

Finalmente o quarto elemento, que tinha sido punido com uma pena de seis anos de prisão, foi absolvido de todos os crimes de que estava acusado.

Os arguidos, com idades entre 52 e 65 anos, foram condenados em julho de 2018 por vários crimes de roubo, consumado e na forma tentada, e detenção de arma proibida. Um deles respondia ainda por um crime de condução sem carta.

Na altura, o coletivo de juízes condenou ainda os arguidos ao pagamento solidário de indemnizações de 449,50 euros aos CTT e 6.500 euros à Junta de Louriçal.

O tribunal deu como provado que os três principais arguidos praticaram quatro assaltos à mão armada, entre janeiro e abril de 2017, a estações dos CTT em Oliveira do Bairro, Pombal, Albergaria-a-Velha e Anadia.

Enquanto um dos indivíduos ficava no exterior, dentro do automóvel, pronto a arrancar, os outros dois entravam nos postos dos correios, um com uma pistola e outro com uma caçadeira, e roubavam o dinheiro que seria repartido por todos.

Em algumas situações os assaltantes terão chegado a ameaçar os clientes, dizendo-lhes para olharem para o chão, ou davam-lhes um tiro.

No total, de acordo com a investigação, este trio terá roubado mais de 22 mil euros.

O quarto elemento terá estado envolvido apenas na tentativa de assalto ao Banco Santander Totta em Pataias, Alcobaça, a 08 de março de 2017. Neste caso, os arguidos abandonaram o local sem levar nada, porque não conseguiram aceder ao cofre onde estava o dinheiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório