Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Chuva dá lugar a céu menos cinzento e abre caminho a dias de sol

Tempo vai melhorar progressivamente, caminhando para dias soalheiros com máximas a rondar os 20ºC.

Chuva dá lugar a céu menos cinzento e abre caminho a dias de sol
Notícias ao Minuto

08:50 - 19/02/19 por Melissa Lopes

País IPMA

A semana arrancou com chuva, com neve e com agitação marítima. Contudo, o cenário esta terça-feira começa a melhorar, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previsto para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no litoral, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde.

Apesar disso, há ainda a previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes nas regiões do interior até ao final da tarde, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã.

O IPMA salienta ainda para esta terça-feira uma pequena descida da temperatura mínima, mas também uma subida da máxima. Dada a amplitude térmica (a diferença entre a mínima e a máxima), é natural que se registe um “acentuado arrefecimento” assim que o sol se puser.

Quanto às temperaturas por distrito, Faro regista a máxima mais elevada (18C), a par de Santarém. Braga será esta terça-feira o distrito mais frio, com uma mínima de 1ºC (apesar da máxima atingir os 16ºC). Ao longo da semana, as máximas vão chegar, por exemplo, aos 20ºC em Lisboa. 

Nos restantes distritos do Continente, é este o cenário para esta terça-feira: Beja (6ºC 16ºC); Évora (6ºC – 17ºC); Setúbal (7ºC – 18 C); Lisboa (9ºC – 17ºC ); Portalegre (8ºC – 14ºC); Santarém (7ºC – 18ºC); Leiria (4ºC- 16ºC); Coimbra (6ºC – 15ºC); Castelo Branco (7ºC- 15ºC); Aveiro (5C – 14ºC); Viseu (5ºC – 14ºC); Guarda (4ºC- 11ºC); Bragança (4ºC – 13ºC) ; Vila Real (3ºC- 13ºC); Porto (4ºC – 15º) e Viana do Castelo (3ºC – 14ºC).

Na Madeira, onde os termómetros vão atingir os 18ºC de máxima (no Funchal), o dia será marcado por  períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas até ao final da manhã.

Nos Açores, no grupo ocidental o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com períodos de chuva forte na madrugada e de novo a partir do final do dia. Previsto está também vento sudoeste fresco a muito fresco (30/50 km/h) tornando-se forte (40/65 km/h) com rajadas até 95 km/h. Nos restantes grupos, central e oriental, o cenário será idêntico, também com previsão de vento forte. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório