Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Antologia do arquiteto Paulo Mendes da Rocha lançada em Portugal

O livro 'Futuro Desenhado/Textos Escolhidos de Paulo Mendes da Rocha', primeira antologia de textos do arquiteto brasileiro, vai ser lançado na quarta e na quinta-feira, em Lisboa e no Porto.

Antologia do arquiteto Paulo Mendes da Rocha lançada em Portugal
Notícias ao Minuto

12:30 - 18/02/19 por Lusa

Cultura Livros

Depois de um primeiro lançamento em São Paulo, no Brasil, o novo livro do Prémio Pritzker 2006, irá agora ser apresentado em Portugal, reunindo, em textos essenciais, o pensamento deste arquiteto que desenhou o novo edifício do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

'Futuro desenhado', segundo um texto da editora Monade, "é um percurso pela condição moderna, da vida nas cidades da América, do território novo e do velho continente, da visão e do desenho como ferramenta essencial da construção do futuro".

Trata-se da mais completa coletânea de textos, entrevistas e depoimentos publicada até agora sobre a obra do arquiteto nascido em 1928 e "revela, em profundidade, o percurso e o pensamento singular de um dos mais importantes arquitetos vivos".

Nascido em Vitória, no Brasil, Paulo Mendes da Rocha formou-se em arquitetura em São Paulo, cidade onde assinou alguns projetos arquitetónicos, nomeadamente o Museu Brasileiro da Escultura, o Clube Atlético Paulistano, a reformulação da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o projeto do Museu da Língua Portuguesa.

Em 2000 representou o Brasil na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza e recebeu já vários títulos 'Honoris Causa' no Uruguai, Brasil, Argentina e em 2015 na Universidade de Lisboa.

Em 2016, foi galardoado com o Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, pela autoria de uma arquitetura que o júri considerou "intemporal", com projetos que, muitas décadas depois de terem sido construídos, "resistiram à passagem do tempo, tanto no plano material como estilístico".

Na quarta-feira, o livro será lançado em Lisboa, na sede da Trienal de Arquitetura de Lisboa, às 19h00, e na quinta-feira será realizado o lançamento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, às 18h30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório