Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Escola de Felgueiras com dobro de sucesso previsto pelo Ministério

A Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, destaca-se a nível nacional por os seus resultados no 12.º ano terem alcançado em 2018 quase o dobro da previsão do Ministério da Educação, segundo dados oficiais.

Escola de Felgueiras com dobro de sucesso previsto pelo Ministério
Notícias ao Minuto

09:03 - 16/02/19 por Lusa

País Secundário

A expectativa de sucesso da tutela para aquele estabelecimento sediado na freguesia de Pombeiro, conhecido até há poucas semanas como Escola Básica e Secundária de Felgueiras, apontava para cerca de 20%, mas os resultados do ano letivo anterior, hoje revelados pela tutela, indicam uma taxa de 38%.

O diretor da escola disse à Lusa não estranhar o resultado, porque vai na linha do que foi alcançado em anos anteriores.

António José Bragança lembrou que a sua escola, situada a cerca de cinco quilómetros da sede do município, foi a que alcançou melhores resultados no concelho de Felgueiras e na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no ensino secundário em 2017, ocupando o 138.º lugar a nível nacional, no parâmetro "Todas as Disciplinas", e 70.º no 'ranking' de sucesso.

O docente congratulou-se com os resultados de 2018, agora revelados, e assinalou que são "muito positivos", atendendo ao meio e ao contexto social em que se encontra o estabelecimento, nomeadamente uma região que no passado apresentava taxas elevadas de insucesso e abandono escolar.

Naquele estabelecimento estuda ainda um número elevado de alunos com ação social escolar. Por outro lado, o nível médio de formação académica dos encarregados de educação também estará abaixo da média nacional, admitiu.

Estes e outros fatores, segundo o diretor, poderão explicar que a tutela tenha à partida uma diminuta expectativa de sucesso para aquela escola, contrariada, contudo, pelo resultado de grande parte dos alunos.

Questionado sobre a explicação para aquela discrepância, indicou que se deve à conjugação de vários fatores, a começar pela dedicação e estabilidade do corpo docente, que disse ser notável.

"O mérito destes resultados deve ser atribuído aos docentes e ao esforço dos alunos", acentuou.

Do lado da direção da escola, prosseguiu, tem-se procurado trabalhar no sentido de preparar os horários mais acertados, nomeadamente com o desdobramento de turmas nas disciplinas de Química e Física no secundário. Nas disciplinas sujeitas a exames nacionais naquele grau de ensino, os utentes têm tempos pedagógicos para ajudar os alunos e na escola funciona também um gabinete de apoio à aprendizagem.

A escola tem ainda um gabinete de mediação de conflitos que tem permitido "praticamente eliminar as situações de indisciplina", o que melhora o ambiente entre toda comunidade escolar.

"Os alunos gostam de estudar nesta escola. Aqui temos um bom ambiente", comentou.

A introdução de novas modalidades de desporto escolar, nos últimos anos, como o voleibol feminino e, mais recentemente, o xadrez, ambas já com equipas federadas, mobilizando centenas de alunos de várias idades, é outro fator que tem ajudado aos bons resultados, concluiu António Bragança.

A Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos é cabeça de um agrupamento de escolas que reúne 11 estabelecimentos, em várias localidades sobretudo da zona norte e Oeste do concelho de Felgueiras, onde estudam 1.521 alunos, do pré-escolar ao secundário.

António Bragança referiu que a maioria dos alunos atualmente no secundário cumpriu todo o seu percurso escolar naquele agrupamento, uma situação que disse ser vantajosa para o sucesso, porque em todos os graus de ensino há a preocupação de ministrar formação de qualidade.

Referiu ainda esperar que o trabalho que está a ser desenvolvido, cada vez mais assertivo, se traduza em resultados ainda melhores nos próximos anos letivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório