Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Protestos na saúde mostram que algo não está bem, diz Bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou hoje que os protestos que têm acontecido na área da Saúde mostram que alguma coisa não está bem e que não adianta ao Governo dizer o contrário.

Protestos na saúde mostram que algo não está bem, diz Bastonário
Notícias ao Minuto

12:36 - 15/02/19 por Lusa

País Miguel Guimarães

"Os protestos, sejam que protestos forem, que têm acontecido na área da Saúde mostram que alguma coisa não vai bem, não vale a pena alguém do Governo vir dizer que está tudo bem, nós já sabemos que não está tudo bem, os portugueses já perceberam que não está tudo bem", disse, no Porto.

Miguel Guimarães falava aos jornalistas na Farmácia Vitória, no Porto, onde, juntamente com a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, assinou a petição pública "Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS".

O bastonário realçou que são todos os profissionais de saúde que estão em protesto, uns de uma forma, outros de outra, havendo mesmo várias pessoas a não querer assumir cargos de direção em vários hospitais, o que é "preocupante".

Na sua opinião, é essencial reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na prática, investindo nele.

"Escusamos de andar sempre a pensar em novas legislações quando, de facto, não se está a apostar no que é serviço público. Apostar no serviço público é investir nele a todos os níveis", considerou.

Por isso, Miguel Guimarães entendeu ser fundamental valorizar o papel do farmacêutico, acrescentando que o acesso aos cuidados de saúde não se limita aos hospitais e centros de saúde.

As farmácias fazem parte da causa pública no que ao acesso ao SNS diz respeito, vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório