Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Bolsa ATLAS PhD Grant atribuída a investigadora portuguesa

Uma investigadora portuguesa venceu pela primeira vez uma bolsa 'ATLAS PhD Grant', permitindo-lhe investigar durante um ano no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), na Suíça, anunciou hoje a Universidade do Minho (UMinho), onde desenvolve o seu trabalho.

Bolsa ATLAS PhD Grant atribuída a investigadora portuguesa
Notícias ao Minuto

16:34 - 13/02/19 por Lusa

País UMinho

Em comunicado enviado à Lusa, a UMinho explica que Ana Peixoto, investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Minho), e aluna de doutoramento nas universidades do Porto, Aveiro e Minho, está na equipa internacional que "quer aprofundar o conhecimento sobre o 'quark top', a partícula fundamental mais pesada que se conhece e que só pode ser criada em aceleradores de partículas" como o do CERN.

O CERN, explica o texto, é o maior acelerador de partículas do mundo, onde se detetou em 2012 o bosão de Higgs, a partícula que confere massa às outras partículas, sendo que a bolsa 'ATLAS PhD Grant' visa estimular jovens doutorandos talentosos e motivados na experiência ATLAS, ao permitir-lhes aí trabalhar em estreita colaboração com mais de 3.000 cientistas de 38 países.

"Sabendo que o 'quark top' se desintegra quase sempre da mesma forma, a observação de outros tipos de desintegração pode apontar para uma nova física, mudando o modo como deciframos o universo", refere a Uminho.

A investigadora, explica o texto, "vai focar-se nessas desintegrações raras do 'quark top', em concreto nos mecanismos que as poderiam originar e nas suas implicações para o conhecimento das partículas fundamentais".

Além da análise e da interpretação dos dados, a cientista aproveitará a estadia no CERN para efetuar trabalho técnico no detetor ATLAS.

Nascida em Paredes de Coura há 26 anos, Ana Peixoto fez a licenciatura e o mestrado em Física na UMinho, onde é agora orientada no doutoramento por Nuno Castro, do Departamento de Física.

A ATLAS PhD Grant nasceu em 2013, com Fabiola Gianotti e Peter Jenni, então coordenadores da ATLAS, a doarem para este fim parte do Fundamental Physics Special Breakthrough Prize, que lhes foi atribuído pelo papel de liderança na descoberta do bosão de Higgs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório