Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Apreendidas oito toneladas de amêijoa. Mercadoria valia 82 mil euros

Homem que transportava bivalves foi identificado pela GNR.

Apreendidas oito toneladas de amêijoa. Mercadoria valia 82 mil euros

A GNR identificou, esta segunda-feira, um homem de 43 anos e apreendeu-lhe 8.200 quilos de amêijoa-japonesa, com o valor de 82 mil euros, na localidade de Samouco, concelho de Alcochete.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR explica que o suspeito detinha os bivalves armazenados num espaço improvisado que não reunia as condições higiossanitárias. Além disso, os bivalves não se encontravam acompanhados dos documentos de registo obrigatórios por lei.

Desta ação resultou ainda a apreensão de duas balanças, as quais eram usadas para pesar os bivalves, bem como, 963 euros em numerário, presumivelmente destinados ao pagamento dos bivalves aos apanhadores, tendo sido elaborado um auto por contraordenação por falta de documentação referente aos bivalves, punível com uma multa até 3740 euros.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.

A GNR recorda que a amêijoa-japonesa tem obrigatoriamente de ser colocada num centro de depuração licenciado para o efeito, sendo este um estabelecimento que dispõe de tanques alimentados por água do mar limpa, nos quais os moluscos bivalves vivos são colocados durante o tempo necessário para reduzir a contaminação, de forma a torná-los próprios para consumo humano. Após este processo são encaminhados para um centro de expedição, para poderem ser colocados à venda no mercado, onde é garantida a qualidade do acondicionamento, da calibragem e da embalagem dos bivalves, evitando a sua contaminação.

A apanha desta espécie no estuário do Tejo e a posterior comercialização sem que sejam sujeitos a qualquer tipo de depuração constitui um elevado risco para a saúde pública devido à elevada concentração de toxinas presentes nos bivalves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório