Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Condutor acusado de tentativa de homicídio admite agressão com canivete

Um automobilista acusado de tentativa de homicídio, ofensas à integridade física e condução perigosa admitiu hoje ao Tribunal de Leiria que feriu com um canivete um jovem de 19 anos.

Condutor acusado de tentativa de homicídio admite agressão com canivete
Notícias ao Minuto

12:16 - 11/02/19 por Lusa

País A8

"Infelizmente, é verdade", disse o arguido, ao explicar que naquela altura estava a passar por um "momento emocional complicado", por "não conseguir emprego".

Segundo relatou, depois de ter feito uma ultrapassagem e ter voltado à faixa da direita, diz ter-se "assustado" e travou em cima do veículo.

"Coloquei-me ao lado do veículo do senhor para tentar conversar com ele", admitiu, confirmando que tudo se passou em andamento na autoestrada 8 (A8).

O arguido contou ainda que os dois automobilistas pararam nas portagens no Bombarral. "Quando vi duas pessoas no carro, assustei-me e o instinto fez-me tirar o canivete do bolso".

"É muito complicado explicar o que aconteceu naquela hora. Recordo-me que ataquei o senhor António [filho do condutor], mas não com a intenção de o ferir, foi mais na tentativa de o afastar", acrescentou ao coletivo de juízes.

O arguido confessou ainda que foi quando a mãe da vítima saiu para falar com ele que "interiorizou a "estupidez, a burrice que tinha feito".

O acusado, que se encontra em prisão domiciliária, afirmou estar "muito arrependido", chorando ao dizer que lhe custa "não poder passear com o filho".

"O Ricardo de hoje não é o outro. Foi todo desconstruído. Peço desculpa, estou muito arrependido", salientou, revelando que enviou uma carta à família a pedir desculpa.

O condutor e o seu filho relataram que terão sido perseguidos ao longo da A8, tendo o alegado agressor, "por diversas vezes", "tentado abalroar" o veículo onde seguiam, encostando-os para a berma.

"Parei nas portagens para saber o que o senhor queria, já que a minha filha estava sempre a dizer que o arguido fazia gestos para me mandar parar", adiantou o condutor.

Depois de ter saído do automóvel, revelou que o arguido o tentou "espetar". O filho saiu do veículo, pedindo que o acusado parasse.

"Foi quando o arguido se virou e me tentou espetar a primeira vez, mas consegui desviar-me. À segunda, atingiu-me no peito", testemunhou a vítima ao tribunal.

Em maio, os dois automobilistas circulavam com as respetivas famílias na A8 (Leiria/Lisboa), no sentido norte/sul, quando, na zona do Bombarral, no distrito de Leiria, a vítima decidiu iniciar uma manobra de ultrapassagem do veículo do alegado agressor.

Nessa altura, o arguido, de 44 anos, "desviou o veículo que conduzia para a esquerda, impedindo a ultrapassagem pelo veículo" conduzido pelo outro condutor, descreve a acusação.

O arguido iniciou a manobra de ultrapassagem, colocando o seu automóvel ao lado do outro, "desviando o seu para a direita, obrigando o outro a conduzir na berma".

A vítima, então com 18 anos, foi transportada para a urgência de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste e o agressor fugiu, tendo sido localizado horas mais tarde em Lisboa, onde reside.

De acordo com o Ministério Público de Caldas da Rainha, o arguido "conduziu de forma temerária, agressiva e altamente perigosa", colocando em perigo a sua família e a do outro veículo, e agiu com a intenção de "tirar a vida" ao outro motorista.

Está, assim, acusado de dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada, um crime de ofensas à integridade física e outro de condução perigosa de veículo rodoviário.

O arguido, sem antecedentes criminais, aguarda julgamento em prisão preventiva domiciliária, medida de coação que não foi alterada por, justificou o Ministério Público, ser considerado "impulsivo e violento por razões fúteis, revelando deste modo um comportamento perigoso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório