Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Teste de inglês no 11º ano gerou polémica de igualdade de género

Um aluno respondeu que gravata, collants e chapéu são para os dois sexos. A professora considerou a resposta errada.

Teste de inglês no 11º ano gerou polémica de igualdade de género
Notícias ao Minuto

23:35 - 08/02/19 por Notícias Ao Minuto

País Redes Sociais

Um teste de inglês no 11º ano na escola secundária de Santa Maria da Feira espoletou uma controvérsia relacionada com a igualdade de género e sobre os preconceitos da sociedade portuguesa que estão patentes no ensino em Portugal.

Às perguntas “Estes acessórios são de homem ou mulher? Ou de ambos?”, Eduardo Couto, aluno do 11º ano, respondeu “ambos” aos acessórios mala, colar, gravata, cachecol, chapéu, cinto e collants.

A sua professora assinalou como correta as respostas a cachecol e cinto. Também considerou certas as respostas a mala e colar, mas colocou um ponto de interrogação à frente de “ambos”. Mas considerou que estava errada a resposta “ambos” para gravata, chapéu e collants.

Na sua página de Facebook, Eduardo Couto, que foi o delegado mais novo do Bloco de Esquerda a discursar na convenção de novembro do ano passado, escreveu que a professora “parou no ano 1743. Da saga meninos vestem azul e meninas rosa” e acrescentou que foi “ameaçado de falta disciplinar por contestar a correção” da professora.

O caso está a gerar grande polémica nas redes sociais e uma divisão entre as reações de apoio e de oposição à ideia de igualdade de género defendida por Eduardo Couto, ideias que prolongou num artigo de opinião no Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório