Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

IPSS promove campanha para oferecer dignidade a doentes mentais

A Fundação S. João de Deus lançou uma campanha de angariação de fundos destinados à construção de uma infraestrutura de acolhimento de doentes de saúde mental em Timor-Leste, que considera viverem sem dignidade humana.

IPSS promove campanha para oferecer dignidade a doentes mentais
Notícias ao Minuto

13:16 - 08/02/19 por Lusa

País Timor-Leste

"O objetivo é conseguirmos fundos para construirmos uma estrutura de apoio no Centro de Apoio à Saúde São João de Deus em Laclubar, em Díli, explicou à Lusa Carlos Cavaco, responsável pela comunicação da Fundação S. João de Deus (FSJD).

"O centro está muito exposto à rua e não só os doentes são frequentemente agredidos, como o centro é muitas vezes vandalizado. Temos a necessidade de proteger os utentes", acrescentou a mesma fonte.

"A doença mental em Timor é ainda tratada de forma muito diferente do que acontece na Europa. Os doentes mentais são por vezes encontrados presos a 'tábuas', para não fugirem, para não baterem, para não magoarem alguém", esclarece a instituição.

"Os irmãos S. João de Deus têm recolhido estas pessoas, tratadas de forma muito pouco digna, e conseguido oferecer a alguns outras condições", disse Carlos Cavaco.

O centro de saúde da IPSS e Organização Não Governamental (ONG) portuguesa em Díli conta com um médico e um enfermeiro e acolhe e trata atualmente 14 pessoas numa unidade de internamento, que funciona 24 horas por dia.

"Os Irmãos de S. João de Deus estão presentes em Timor-Leste, desde março de 2004, a convite de D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, que solicitou uma intervenção na área da saúde mental que respondesse às necessidades existentes e fosse modelo de intervenção", explica a instituição.

A campanha da FSJD decorre até ao final de fevereiro e pode ser acedida através do link https://www.fsjd.pt/portfolio/timor-doentes-mentais-vivem-sem-dignidade/.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório