Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

No Brasil, o "salto na Educação" em Portugal é exemplo a ter em conta

Portugal é um dos países escolhidos entre uma série de reportagens sobre o que pode um país fazer bem.

No Brasil, o "salto na Educação" em Portugal é exemplo a ter em conta
Notícias ao Minuto

17:15 - 07/02/19 por Pedro Filipe Pina

País Globo

É verdade que entre nós, no que a Educação diz respeito, são muitas as notícias que nos dão preocupação.

Das condições das escolas aos salários dos professores, do insucesso escolar às questões de violência, são muitos os temas em debate. É certo que a reação aqui por terras lusas a certos elogios não será unânime. Ainda assim, há exemplos a ter em conta.

A brasileira Globo está a levar a cabo uma série de reportagens que mostram exemplos de como outros países conseguiram melhorar ao longo dos anos em certas áreas.

Portugal merece particular foco na matéria de Educação, numa peça que parte de uma escola em particular, a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, de Maceira, Leiria, uma instituição de ensino que deu um salto considerável nos rankings no espaço de anos.

O programa 'Bom Dia Brasil', da Globo, refere que houve melhorias, nomeadamente desde o ano 2000. E que tal se manteve mesmo nos anos da crise.

Entre os entrevistados surge Nuno Crato, ex-ministro da Educação no tempo da troika, que refere a dada altura da peça que "investir na Educação não é necessariamente colocar mais dinheiro na Educação", explicando que tal se aplica em particular na Europa, "em que as coisas dependem de como se trabalha na Educação". 

Outra exemplo referido é o de Adelino Calado, diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, e o seu trabalho ao longo de 16 anos em espaços de ensino que conviviam com problemas de criminalidade e insucesso escolar. Ali, os trabalhos de casa terminaram e a taxa de chumbos baixou. A reportagem termina com o exemplo de uma família brasileira que mudou para Portugal e encontro educação e saúde públicas melhores do que no seu país.

Clique aqui para espreitar o vídeo da reportagem do Bom Dia Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório