Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

“Violência doméstica não é só física ou sexual. Denuncie”

O ano ainda vai no começo e já foram mortas nove mulheres e uma criança em contexto de violência doméstica em Portugal.

“Violência doméstica não é só física ou sexual. Denuncie”
Notícias ao Minuto

11:09 - 07/02/19 por Melissa Lopes

País GNR

Numa semana em que os números mostram uma realidade negra - nove mulheres e uma criança mortas em contexto de violência doméstica - a Guarda Nacional Republicana reforça o apelo às denúncias.

A GNR lembra que a violência doméstica não é só física ou sexual, é também psicológica e financeira.

A negligência e o abandono são outras formas de violência, acentua a autoridade.

Por isso, apela a GNR, ”se tem conhecimento de uma situação destas, não seja conivente. Denuncie!”.

De recordar que o Governo vai reunir-se hoje com a procuradora-geral da República, Lucília Gago, e as forças de segurança para se "aperfeiçoar a resposta a dar" ao problema da violência doméstica.

A reunião em conjunto vai decorrer na Presidência do Conselho de Ministros e conta com a presença da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, da ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, e da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

Na quarta-feira, durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que os números "são absolutamente intoleráveis", sublinhando que "cada vida humana perdida num caso de violência doméstica é uma ofensa profunda à sociedade",

"Nenhum de nós pode dormir descansado enquanto esta realidade existir na nossa sociedade, não podemos aceitar viver numa sociedade onde haja mulheres vítimas de violência doméstica, não podemos e não vamos querer viver nessa sociedade", assegurou o primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório