Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Reguengos de Monsaraz 'à mesa' com porco, borrego, peixe e caça

Quatro semanas gastronómicas temáticas, dedicadas aos pratos de porco, borrego, espécies de peixe do Alqueva e caça, vão decorrer, ao longo do ano, em Reguengos de Monsaraz (Évora), com o arranque agendado para 22 de março.

Reguengos de Monsaraz 'à mesa' com porco, borrego, peixe e caça
Notícias ao Minuto

12:52 - 06/02/19 por Lusa

País Gastronomia

A iniciativa que integra as quatro semanas gastronómicas intitula-se 'Reguengos à Mesa' e é promovida pela câmara municipal deste concelho alentejano, decorrendo nos restaurantes locais que vierem a aderir.

Os pratos à base de carne de porco vão 'brilhar' no primeiro evento, que vai ter lugar entre os dias 22 e 31 de março.

Cada estabelecimento de restauração participante 'terá de ter um prato confecionado tendo como base a carne de porco', realçou hoje a autarquia.

Em abril, entre os dias 05 e 14, vão ser os pratos à base da carne de borrego a 'reinar' no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Já a semana gastronómica 'Sabores do Lago', acrescentou a câmara, vai acontecer de 04 a 13 de outubro, com o objetivo de 'divulgar os pratos que são confecionados com os peixes que existem no Grande Lago Alqueva'.

A 4.ª e última semana gastronómica do evento 'Reguengos à Mesa', dedicada à caça, está agendada para o período entre 01 e 09 de novembro e, segundo o município, vai ter como base 'os pratos cozinhados com as espécies cinegéticas da região'.

Com esta iniciativa, a Câmara de Reguengos de Monsaraz assumiu que pretende "promover a gastronomia do concelho e envolver os restaurantes" nesta estratégia, através da 'elaboração de pratos de porco, de borrego, de caça e de peixe do rio'.

Também no Alentejo, está a decorrer no concelho de Grândola (Setúbal), até este domingo, uma semana gastronómica dedicada às sopas e açordas, que conta com a participação de 11 restaurantes.

Este é o 1.º evento de 2019 das 'Semanas Gastronómicas' que a Câmara de Grândola também promove no seu concelho, ao longo do ano e sempre com os produtos mais característicos de cada mês.

Açorda de tomate com bacalhau e ovos, açorda de ovas com filete de peixe-galo, sopa de 'entulho' com carne e enchidos, açorda de agrião com ovos e toucinho frito ou sopas com tomates, ovos, orégãos e bacalhau são alguns exemplos dos mais de 30 pratos típicos disponíveis nos restaurantes aderentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório