Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Abandono escolar desce para o valor mais baixo de sempre

Números acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e dizem respeito ao ano de 2018.

Abandono escolar desce para o valor mais baixo de sempre

A taxa de abandono precoce da educação e formação desceu, alcançando, em 2018, o mínimo histórico. Os números acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, colocando o abandono escolar nos 11,8%, o valor mais baixo de sempre (em 2017 foi de 12,6%).

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Ministério da Educação "congratula-se com esta nova descida, uma vez que o abandono escolar constitui uma das grandes vulnerabilidades do sistema educativo português, com impactos profundos também ao nível do crescimento económico e da igualdade de oportunidades".

Apesar de os números serem positivos, a tutela relembra que "enquanto houver jovens que abandonam a escolaridade obrigatória, este trabalho não está concluído".

Para continuar a combater o abandono escolar, o Governo promete reforçar a aposta numa série de medidas que incluem o 'Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar', que envolve agrupamentos de escolas e autarquias, centrado no trabalho em sala de aula e na deteção precoce de dificuldades, o 'Apoio Tutorial Específico', destinado a alunos em situação de insucesso e em risco de abandono e ainda o apoio ao trabalho de psicólogos escolares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório