Meteorologia

  • 19 MARçO 2019
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Secretário de Estado da Saúde suspende relações com Ordem dos Enfermeiros

Francisco Ventura Ramos recusou reunir-se com a Ordem dos Enfermeiros devido ao apoio à greve daqueles profissionais de saúde com impacto nos blocos operatórios. Em comunicado enviado às redações, a tutela faz saber que o secretário de Estado suspendeu temporariamente relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros.

Secretário de Estado da Saúde suspende relações com Ordem dos Enfermeiros

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Ventura Ramos, recusou esta terça-feira, reunir-se com a Ordem dos Enfermeiros. 

Entretanto, em comunicado enviado às redações, a tutela faz saber que o secretário de Estado suspendeu temporariamente relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros, salvaguardando, porém, que "esta suspensão temporária não colocará em causa as relações entre o Ministério da Saúde e os profissionais de enfermagem".

Na mesma nota, o gabinete do secretário de Estado Francisco Ramos considera "não existirem condições para dar continuidade às reuniões regulares com a Ordem dos Enfermeiros", por entender que sua bastonária "tem extravasado as atribuições da associação profissional que representa".

Entre essas competências, a Secretaria de Estado aponta a regulamentação e disciplina da profissão de enfermagem, a garantia do cumprimento das regras de deontologia da profissão e a regulação do exercício da profissão.

O gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Saúde frisa que a suspensão temporária de relações institucionais com a Ordem "não colocará em causa as relações entre o Ministério da Saúde e os profissionais de enfermagem".

"A decisão tem por base as posições que têm sido tomadas pela bastonária em sucessivas ocasiões e, em particular, no que diz respeito à 'greve cirúrgica', que tem vindo a apoiar publicamente, incentivando à participação dos profissionais", refere a nota.

Recorde-se que a greve dos enfermeiros decorre desde dia 31 de janeiro e estende-se até fim de fevereiro em blocos operatórios de sete hospitais públicos, sendo que a partir de sexta-feira passa a abranger mais três hospitais num total de dez.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório