Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco detidos por associação criminosa, branqueamento e burlas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco cidadãos estrangeiros por suspeitas de associação criminosa, branqueamento e burlas qualificadas realizadas a nível internacional e apreendeu diverso material utilizado pelo grupo, foi hoje anunciado.

Cinco detidos por associação criminosa, branqueamento e burlas
Notícias ao Minuto

10:07 - 05/02/19 por Lusa

País Polícia Judiciária

Em comunicado, a PJ diz que os detidos já foram presentes a tribunal e ficaram em prisão preventiva.

Segundo a PJ, a operação "kryptonite", desenvolvida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, incluiu sete buscas e a investigação teve origem na "prevenção e repressão do branqueamento de capitais através de comunicações do sistema financeiro".

"Os detidos constituíam empresas de fachada e abriam contas em instituições financeiras em Portugal", refere o comunicado.

Este grupo organizado, "de cariz transnacional", utilizava o território nacional para proceder à circulação de capitais (diversos milhões de euros), explica a PJ.

"Essas contas eram apenas utilizadas para parquear o dinheiro, produto de ilícitos perpetrados pelo mesmo grupo criminoso, sendo de imediato transferido para outros países, de forma a ocultar a sua proveniência e destino, dando-lhe uma aparência de legalidade", acrescenta.

A Polícia Judiciária prossegue as investigações para apurar a natureza e a dimensão da atividade criminosa em investigação.

O inquérito corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório