Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

O debate está de regresso com Rui Reininho (e não só) no palco do CdP

O Clube dos Pensadores (CdP) retoma esta segunda-feira o debate, o primeiro de 2019, e com convidados de ‘peso’. Desta vez será Rui Reininho, Helena Teixeira da Silva e Nuno Botelho a falarem sobre o Norte e a cidade do Porto.

O debate está de regresso com Rui Reininho (e não só) no palco do CdP
Notícias ao Minuto

12:44 - 04/02/19 por Notícias Ao Minuto

País 'Norte e o Porto'

Depois de no passado mês de novembro, Pedro Abrunhosa, Manuel Serrão, e Júlio Magalhães terem debatido o tema ‘Norte e o Porto’, esta segunda-feira será a vez de outras três personalidades da região fazerem o mesmo. O palco já está reservado: será esta noite no Clube dos Pensadores, pelas 21h30, como habitualmente no Hotel Holiday Inn, em Gaia.

O vocalista dos GNR, a editora de cultura do Jornal de Notícias, e o presidente da Associação Comercial do Porto vão, moderados pelo fundador do CdP, Joaquim Jorge, analisar “a afirmação e potencialidades do Norte e Porto nas diversas áreas: música, cultura, turismo, economia, entre outras”.

“Devemos continuar com as nossas lamúrias e queixume em relação a Lisboa e o Poder Central ou reivindicar um estatuto de igualdade perante Lisboa?”. A questão serve de mote ao debate que questiona o facto de "a regionalização em Portugal Continental estar prevista na Constituição", mas ser “sucessivamente adiada pelos vários governos.

“Está na hora de apresentar um novo referendo com a proposta de cinco regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, defende o CdP, considerando que os portugueses devem ser “chamados a pronunciar-se diretamente, a título vinculativo, através de referendo, por decisão do Presidente da República, mediante proposta da Assembleia da República ou do Governo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório